x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 5.605

Salario para calculo salario/hora menor aprendiz

Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 15:00

Boa tarde Pessoal

Venho acompanhando os tópicos que você ajuda e gostaria muito de sua ajuda referente a uma dúvida sobre menor aprendiz. É a primeira vez que faço um registro de menor aprendiz.
Sobre o Salario/hora de um menor. Nos sites de consultoria me orientaram sobre o salario pode ser calculado a partir do minimo 937,00 até a condição mais favorável (salvo em convenção coletiva) porém na nossa convenção não diz nada sobre aprendiz.
Posso fazer o calculo sobre o minimo 937,00? A carga horaria dela sera de 40h semanal e 200 mensal.
Neste caso posso fazer o calculo do Salario/hora = 937,00/200h = R$4,68?
Qual devo usar, o minimo federal ou estadual?

Ingrid

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 15:02

Boa tarde!

Eu costumo fazer o cálculo proporcional da jornada utilizando como salário o piso da categoria (piso da convenção coletiva vigente) independente se há cláusula específica de menor aprendiz ou não.

CARLA BARRETO

Carla Barreto

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 15:07

Quando não há previsão em convenção coletiva o calculo do salário do menor aprendiz é feito pelo piso estadual, ou seja, R$ 1.000,00. Divide esse valor por 220, R$ 4,55 é o valor da hora dele.

Para calcular a remuneração mensal existe uma fórmula, clique aqui

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade