x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 542

adicional noturno #Lider

Janaina

Janaina

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 13:43

Boa tarde !

Se este funcionário for noturno e receber o adicional integral, o calculo é da seguinte forma:

Supondo que esse funcionário receba um salário de R$ 1 mil, vamos analisar como fica o cálculo da hora extra noturna:

1.000 ÷ 220 = R$ 4,54 por hora trabalhada

#1: Agora que sabemos o valor da hora trabalhada, devemos aumentá-la em 20%, por conta do adicional noturno: R$ 4,54 x 20% = R$ 5,45

#2: Após obtermos o valor da hora noturna do funcionário, iremos realizar o acréscimo de 50% que a lei exige, nos casos de horas extras: R$ 5,45 x 50% = R$ 8,17, este é o valor da hora extra noturna, agora só multiplicar pelas horas excedentes ou seja pelas horas extras.

Portanto, podemos considerar que o cálculo da hora extra noturna consiste basicamente em 3 passos, sendo eles:

Calcular o valor da hora trabalhada do funcionário;
Adicionar 20% sobre a hora trabalhada, por conta do adicional noturno;
Adicionar 50% sobre a hora trabalha, já inclusa do adicional noturno.

Se ele não for funcionário noturno, e não recebe o adicional integral, deve-se pegar essas 2:00 horas extras e fazer a redução de cada 1 hora para 52 minutos e 30 segundos, exemplo, 2 horas x 60 minutos / 52,5 = 2:29 horas. E você seguirá com o mesmo calculo anterior:

1.000 ÷ 220 = R$ 4,55 por hora trabalhada

#1: Agora que sabemos o valor da hora trabalhada, devemos aumentá-la em 20%, por conta do adicional noturno: R$ 4,55 x 20% = R$ 5,46

#2: Após obtermos o valor da hora noturna do funcionário, iremos realizar o acréscimo de 50% que a lei exige, nos casos de horas extras: R$ 5,46 x 50% = R$ 8,19, este é o valor da hora extra noturna, agora só multiplicar pelas horas excedentes ou seja pelas horas extras, neste caso que as 2:00 foram convertidas para 2:29 horas, vai ficar assim 2:29 x R$ 8,19 = 18,76 o valor das duas horas extras convertidas, fora o DSR.

Att,
Janaina

Laura Maisa Cantareira Martins

Laura Maisa Cantareira Martins

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 14:19

Janaina

Boa Tarde ,

Entao vamos la , eu ainda nao consegui entender rs , me desculpe .
o problema e que eu preciso em horas trabalhadas .. porque assim
um exemplo:

No mes de Março ele tem
5 folgas = 1 domingo e 4 sexta -feiras no mes
horario dele trabalhado 13:40 /18:00 as 19:00 / 22:00 nesse horario ele trabalhou 19 dias
no horario das 22:00 as 6:00 (sem horario de janta ) ele trabalhou 6 dias .
esse horario de janta foi pago tambem ao funcionario como HORA REPOUSO ( esse eu ja fiz , ja sei como é )

Com todas essas informaçoes que te passei foi pago para o funcionario
em HORAS adicional noturno 35:00 horas
( dai quando eu coloco esse valor de 35:00 em horas , o meu sistema sai a soma )

mas preciso saber como foi que esse valor em HORAS ( 35:00 ) apareceu da onde foi tirado .

Agradeço !

Janaina

Janaina

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 14:47

Por ele não funcionário noturno, o certo seria pegar as horas que ele trabalhou como noturno e multiplicar pelos dias trabalhados, e fazer a redução como te falei anteriormente. Essas 35 horas que o sistema te informou também não sei explicar.
Mas tem que tomar cuidado com o seguinte, a jornada normal noturna nas atividades urbanas, é das 22:00 as 5:00, passou disso ou trabalhou quando deveria repousar, tem que pagar a hora extra noturna, que são os cálculos que te passei mais acima.

Espero poder ter ajudado de alguma forma !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade