x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 8.252

Documentos para requerer licença maternidade de contribuinte

Depto Pessoal

Depto Pessoal

Iniciante DIVISÃO 3 , Diretor(a) Adm. Financeiro
há 7 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 13:01

Prezados, boa tarde!

Alguém saberia me informar, para requerer licença maternidade de empresária que teve filho no estrangeiro, o formato da certidão de nascimento exigido pela previdência social? Pois já agendei três vezes lá e não consigo dar entrada no benefício porque a certidão é de Portugal, me informaram que devo procurar na internet um formato brasileiro ?????? Liguei no Consulado de Portugal e lá me falaram que desconhecem a situação.

Podem me ajudar? Tem alguém que já tenha passado por isto?

Obrigada

Maria do Livramento

Depto Pessoal

Depto Pessoal

Iniciante DIVISÃO 3 , Diretor(a) Adm. Financeiro
há 7 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 12:45

Obrigada Lucidia, mas já liguei no 135 e me informaram que é a tradução juramentada, porém como a certidão já está apostilhada, já está traduzida, segundo o consulado, não há necessidade de tradução!!! A IOB nos informa que tem que ser traduzida e juramentada, mas é de Portugal!!
Não estou conseguindo resolver isto....

Obrigada!

Meus Caros, bom dia!

Somente para informar, caso mais alguém tenha uma questão idêntica á minha.:

Consegui resolver.

Liguei na Previdência em Brasília, setor de Acordos Internacionais, lá falei com o responsável da área que me passou os telefones das pessoas aqui em SP/ Vila Mariana(aliás muito atenciosos e prestativos), também de Acordos Internacionais que me orientaram, a registrar a certidão de nascimento, que já estava apostilhada e traduzida, junto a um cartório de registro de títulos e documentos e posteriormente levar ao mesmo posto da previdência que havia ido antes, mas infelizmente, claro, que não aceitaram, pois na certidão não tinha número de livro, folhas, etc... segundo informação do posto, na ausência dessas informações o sistema não dá continuidade. Diante de tudo isto, resolvi ligar novamente ao pessoal de acordos internacionais da Vila Mariana que me orientaram a ir lá mesmo que dariam um jeito de dar entrada no benefício e desta forma me entregaram o protocolo do benefício.

Infelizmente os atendentes dos Postos da Previdência em geral, não estão preparados para situações desse tipo e com isto ficam te mandando de um lugar para outro sem ao menos saber exatamente o que precisam e sem qualquer certeza na orientação.

Obrigada a todos e fica aí a Dica!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade