Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 496

Convenção Coletiva de Trabalho

Darcio Neto

Darcio Neto

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Quinta-Feira | 6 julho 2017 | 18:03

Boa tarde Colegas!

Alguém sabe dizer se após o vencimento da CCT há um prazo legal para que ela seja repactuada entre a empresa e o sindicato do seu setor?

No caso de não haver acordo e nenhuma das partes ceder, como fica?

Obrigado

SUELI MITIKICHUKI CORREIA DA SILVA

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 8 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 08:20

Darcio Neto não há prazo legal para que essa CCT seja firmada, qui em São Paulo sind metalurgicos temos convenção que a 3 anos não foi renovada e o que fizemos aplicamos o reajuste seguindo o indice das demais categorias do setor isso é comum acontecer

Sueli M.Correia da Silva
Darcio Neto

Darcio Neto

há 8 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 10:44

Muito Obrigado pelo retorno Sueli.

E em um caso quando se tem a intenção de renovação da CCT mas as partes não entram em um acordo, pode haver alguma arbitragem envolvendo o MTE ou algo análogo?

Sei que estou extrapolando a situação mas está acontecendo um impasse muito grande na negociação do setor farmacêutico de Goiás e muitos me perguntam o que acontecerá caso empregadores e sindicato não entrarem em um acordo, perde-se benefícios, como fica o dissidio? essas coisas...

Abs.

Dárcio

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 10:49

Darcio Neto

Com certeza o MTE entra para mediar essa negociação, muitas vezes resolve aí, mas em outros casos não e a disputa dura anos como a colega acima mencionou.

O sindimetal daqui saiu a negociação após 8 meses da data base. Algumas empresas aceitam dar uma antecipação, outras não, mas devem saber que pagarão a diferença desses meses todos.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Darcio Neto

Darcio Neto

há 8 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 11:03

Karina, agradeço a mensagem!

Resta aguardar então...mas me permito o desabafo, nós contadores sabemos bem as margens e os resultados das empresas e lhes digo que não existe crise para o ramo farmacêutico, pelo contrario...fluxo de caixa operacional e rentabilidade sobem cada vez mais.

Entretanto somos obrigados a ouvir nas reuniões da CCT as intenções de retirada de benefícios e dissidio abaixo da inflação por justificarem que o Brasil está em crise.

Abs.

Dárcio

ERICA DOURADO

Erica Dourado

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 18:07

Boa Tarde!

Sobre o assunto... a Convenção Coletiva de Trabalho deve ser seguida a partir da sua homologação?

Pergunto porquê alguns sindicatos mandam a Tabela Salarial antes mesmo da homologação, assim, gerou me essa dúvida.

Alguém poderia me esclarecer?!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade