x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 15.800

Dúvida escala 5x1 Posto de Gasolina

MARA RIBEIRO

Mara Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 10:48

Bom dia, a todos.

Li vários tópicos sobre o assunto, mas estou com uma certa dificuldade em passar isso para o cliente de forma clara, e com base na lei.

Uma empresa (posto), quer adotar a seguinte escala de trabalho (5X1):

1º Turno - 05 as 14:00 com 01 hora de intervalo ( Frentista e Caixa )
2º Turno - 13:00 as 22:00 01 hora de intervalo (Frentista) e das 14 as 23 com 01 hora de intervalo (Caixa)
3º Turno - das 23:00 até a 05:00 (Caixa)

Segundo o que determina a lei, na escala 5×1 folga-se um domingo a cada sete semanas.

No entendimento do posto, a jornada de 8h diárias se daria ao fato de que funcionário trabalha 5 dias consecutivos dando um total de 40h semanais.

Já tentei explicar que a semana tem 7 dias, e que mesmo que a folga seja após o 5º dia, o próximo dia trabalhado é contado. Dessa forma, a jornada diária então deveria ser de 7h 20min.

Poderiam por gentileza me ajudar.

Desde já agradeço a todos.

AUGUSTO CAMARA

Augusto Camara

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 26 junho 2018 | 00:32

Mara,

Acho que o entendimento do empregador esta correto!!!

Você disse: ´´Já tentei explicar que a semana tem 7 dias, e que mesmo que a folga seja após o 5º dia, o próximo dia trabalhado é contado.``.

1- Primeiramente é importante diferenciar ´´semana civil`` (segunda a domingo) de ´´modulo semanal de 7 dias``. O empregado esta com o pensamento no ´´modulo semanal de 7 dias``. O que esta correto!!! Sendo assim, encerrando-se o dia de folga do trabalhador, abre-se uma nova contagem de modulo de 7 dias. Exemplo: João folgou na 3 feira. A semana de trabalho do João começa a contar então na 4 feira.


2- Importante frisar que a regra do ´´modulo semanal de 7 dias`` só é valida para atividades com autorização para o trabalho aos domingos. Que é o caso de posto de gasolina.


Veja neste artigo:
//jus.com.br/artigos/18715/a-concessao-do-repouso-semanal-remunerado-no-regime-de-revezamento-de-folgas

Humberto Rodrigo Oliveira

Humberto Rodrigo Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 10:45

Bom dia caros colegas,

Em um posto de gasolina, que funciona das 06:00 até as 22:00 todos os dias...

qual seria a melhor escala a ser adotada? e quantos frentistas precisaria para que em cada turno de trabalho estejam 3 frentistas atendendo as bombas?

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 14:12

Humberto, você conseguiu chegar a uma escala que encaixasse nessa forma de atendimento diária, com o posto funcionando entre 06 às 22 hs?

Estou com a mesma dúvida!

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.