x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.072

Funcionário não retorna ao trabalho depois da licença médica

MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 15:20

Olá boa tarde.
Achei alguns tópicos mas trancados e não achei o retorno dos donos pra saber o que fizeram e o que deu certo.
Tenho uma empresa que a funcionária foi registrada 02/01/2014 e logo descobriu um câncer de mama então dia 11/06/2014 saiu de licença média com retorno dia 20/09/2016 o que não aconteceu. Ela é funcionária de um restaurante e infelizmente teve que tirar uma mama e alega não ter mais condições de trabalhar e não voltou ao trabalho e não dá noticias, ler mensagens mas não nos responde, ligo para a casa e nunca está e nunca retorna minhas ligações. Fiquei sabendo que ela iria entrar com processo contra o INSS mas não sei se deu e nem sei se ganhou.
Tenho 2 funcionarias na mesma situação a outra trabalha numa fabrica de costureira e também alega não aguentar o serviço e sumiu.

O que proceder nesse caso?
Posso demitir por abandono de emprego?
Ligo no INSS e não tenho retorno e resposta de nada.

Visitante não registrado

há 7 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 16:37

Milla Ferreira

Eu já liguei no INSS 158 e solicitei pesquisa de benefício para o funcionário, eles informam se tem ou não algum benefício para este funcionário.

Você também pode pesquisar o benefício por empresa, essa opção te mostrará se a empresa possui algum funcionário com auxilio doença

clique aqui

Caso não tenham benefício em andamento você deve enviar carta registrada com pedido de comparecimento das funcionárias, geralmente se manda 3 cartinhas e em falta de retorno se aplica a justa causa...

Mas lembre-se o prazo é de 30 dias, se deixar passar muito tempo considera-se perdão tácito, e a justa causa não pode ser aplicada .

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 16:57

Milla Ferreira

Sem o número do benefício realmente o INSS não fornece informações mesmo...

Ideal é ir na casa dela pra tentar conversar pessoalmente...pode ser que esteja com depressão...são muitas possibilidades e a empresa precisa esgotar as opções de contato.

Se ela entrou com processo contra o INSS por ter o beneficio negado, precisa entregar à empresa algum documento que comprove isso.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 18:33

Então, sobre essas funcionárias: Uma delas pediu demissão pq não tem mas mobilidade para trabalhar (teve câncer de mama e infelizmente teve que tirar uma das mamas) no ato da homologação o sindicato da classe (costureira) nos informou que a mesma não pode ser demitida nem pedi demissão, que ela tem que entrar com recurso com o INSS e pedi a aposentadoria e mesmo assim vai ficar vinculada 5 anos a empresa.

Agora tenho outra duvida, se poderem me ajudar novamente eu agradeço.
Uma funcionária fez um cirurgia (hernia umbilical) e recebeu de seu medico o atestado de 2 meses mas ela só tem 6 meses de carteira assinada as ultimas contribuições antes disso tem mais de 2 anos, acredito que ela não vai receber o auxilio pois tive um caso parecido no inicio do ano a funcionária não recebeu pq tinha 8 meses de carteira e suas ultimas contribuições tbm tinha mais de 2 anos. Minha duvida é: Como ela trabalha na recepção, sentada só atendendo telefone e anotando recado ela pode voltar ao trabalho depois dos 15 dias? Ela está apavorada pq vai ficar sem dinheiro. Se sim, quais as providencias que devo tomar?

Visitante não registrado

há 7 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 08:01

Milla Ferreira

Como ela trabalha na recepção, sentada só atendendo telefone e anotando recado ela pode voltar ao trabalho depois dos 15 dias?

Isso é ela quem deve dizer ao seu médico e verificar se pode voltar, estando com a alta médica ela pode voltar a trabalhar se assim o medico julgar não ter problema, mesmo que seja pouco tempo recomendo também consultar o médico do trabalho.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 30 outubro 2017 | 10:55

Milla Ferreira

Ideal é que ela consulte no INSS como está a situação antes de pedir ao médico que libere antes do prazo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade