x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.065

Dedução de Previdência Privada no Calculo do IR de salários

SANDRA VALERIA FELICIANO

Sandra Valeria Feliciano

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 17:32

Boa tarde!
Tenho um funcionários que paga Previdência Privada e esta está sendo deduzida para calculo do IR.

Preciso saber como é correto fazer essa dedução:
1) Deduzo o valor total pago referente a Previdência ou
2) Respeito o limite de 12% do salário para dedução.

Exemplo: Um funcionário recebe 23.000,00 e desconta R$ 4.000,00 de previdência. Para calculo do IR mensal devo considerar os R$ 4.000,00 ou R$ 2.760,00 (limite de 12% do salário)?

Não sei se essa dedução de 12% é somente na Declaração de IR anual ou se podemos considerar no IR mensal.

Se alguém conseguir me ajuda, ficarei grata! Nunca trabalhei com Previdência Privada e agora a matriz comprou nova empresa e os funcionários vieram com esse benefício. O escritório que calculava a Folha sempre abateu os 12% e o sistema que estamos implantando aqui diz que temos que considerar o valor da Previdência integral.

Obrigada!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 1 agosto 2017 | 11:26

Sandra, o valor que o empregado paga de Previdência Privada eu lanço para fins de abater na base de calculo do Imposto de Renda, acredito que no seu programa de folha ou no cadastro do empregado tenha essa verba fixa, caso não tenha verifique com o suporte da folha.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade