x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6.695

acessos 1.160.516

ROSE

Rose

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 21:31

Boa noite pessoal.

Estou com um problema de envio do esocial.
Tenho procuração dos clientes para o meu certificado digital (do escritório), que funcionava perfeitamente antes de trocar o nosso certificado digital, porém agora quando tento enviar sai erro 405 (assinatura inválida).
As procurações não estão vencidas, nem meu certificado digital (do escritório). Detalhe; quando fiz a procuração das empresas clientes para o escritório contábil selecionei todos os serviços, inclusive os que viessem a surgir. Alguém poderia me ajudar por favor?
obrigada. se puderem postar em meu email agradeço.
@Oculto

ROSE

Rose

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 21:35

Boa noite. Me ajudem por favor !!!


Estou com problemas no envio do esocial. Erro 405 (assinatura inválida)

Este erro começou a aparecer depois que troquei meu certificado digital, pois o antigo havia vencido.
É um certificado do escritório contábil, no qual tenho as procurações dos clientes vinculadas à ele. O certificado digital do escritório não está vencido, nem as procurações dos clientes (detalhe: quando faço as procurações seleciono a opção todos os serviços inclusive os que vierem a existir futuramente).

O que devo fazer, já tentei de tudo e nada? Devo renovar as procurações, que ainda não estão vencidas? Será que é algo do sistema?

Quem puder me ajudar fico muito agradecida

@Oculto

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 22:40

Tome Nota – Esocial
Por Jéssica Favaro

{ Múltiplos Vinculos no eSocial}
.
.
.
Primeiramente indico a vcs lerem o que diz na Instrução Normativa 971/2009 - artigo 64 sobre esse assunto:

Se a empresa tem trabalhadores com MÚLTIPLOS VÍNCULOS, para que haja a correta apuração do INSS deve informar no eSocial os dados dos demais vínculos.

No evento S-1200 - deverá informar mensalmente se tiver Múltiplos Vinculos:

• CNPJ/CPF do outro empregador
• Código da Categoria - do outro empregador
• Valor da Remuneração recebida na outra empresa

Além disso, deverá informar também o Indicador de Desconto:

*Se a soma da remuneração não ultrapassa o teto, e vai ter desconto = Informara o código 1 no campo #IndMV

*Se a soma da remuneração ultrapassa o teto, e ainda tem diferença pra descontar = Informara o código 2 no campo #IndMV

*Se a soma da remuneração ultrapassa o teto e NÃO tem mais desconto de INSS a fazer = Informara o código 3 no campo #IndMV


EXEMPLOS DE ACORDO COM A EXPLICAÇÃO ACIMA:

Exemplo 1: Empregada Jéssiquinha trabalha em 3 empresas:

Empresa 1 - Ganha R$ 1500,00
Empresa 2 - Ganha R$ 1500,00
Empresa 3 - Ganha R$ 2.000,00

Considerando a Soma teremos como base R$ 5.000,00 , então a aliquota para aplicar é de 11%.
Sendo assim:

A Empresa 1 descontará = R$ 165,00 (R$ 1500 X 11%)
A Empresa 2 descontará = R$ 165,00 (R$ 1500 X 11%)
A Empresa 3 descontará = R$ 220,00 (R$ 2000 X 11%)

Total de desconto: R$ 550,00 NÃO ultrapassando o teto 2019 que é de R$ 642,33 .

E como ficará no eSocial?

No evento S-1200 ficará assim:

•Empresa 1 irá informar os outros vínculos:

#indMV = 1 (Pois não ultrapassa o teto)
Informará o CNPJ da empresa 2 e a remuneração de R$ 1500 e Informará o CNPJ da empresa 3 e a remuneração de R$ 2000

•Empresa 2 irá informar os outros vínculos:

#indMV = 1 (Pois não ultrapassa o teto)
Informará o CNPJ da empresa 1 e a remuneração de R$ 1500 e Informará o CNPJ da empresa 3 e a remuneração de R$ 2000

•Empresa 3 irá informar os outros vínculos:

#indMV = 1 (Pois não ultrapassa o teto)
Informará o CNPJ da empresa 1 e a remuneração de R$ 1500 e Informará o CNPJ da empresa 2 e a remuneração de R$ 1500


Exemplo 2: Empregado Amadinho trabalha em 3 empresas:

Empresa 1 - Ganha R$ 2.000,00
Empresa 2 - Ganha R$ 4.000,00
Empresa 3 - Ganha R$ 2.000,00

Considerando a Soma teremos como base R$ 8.000 , então a alíquota para aplicar é de 11%.
Sendo assim:

A Empresa 1 descontará = R$ 220,00 (R$ 2000 X 11%)

A Empresa 2 descontará = R$ 422,33 (R$ 3839,45 X 11%)
Nota: Apesar da Remuneração ser R$ 4.000, ele já contribuiu com a base de R$ 2.000 na empresa 1, considerando que em 2019 o teto de contribuição é (R$ 5839,45) , então se vc somar R$ 4.000 + 2.000 vai ultrapassar o teto.
Então tem que subtrair o Teto - o que já contribuiu ficando:
R$ 5.839,45 (teto) - R$ 2.000 (já contribuiu) = R$ 3.839,45
Então essa será a Remuneração da empresa 2.

A Empresa 3 descontará = R$ 0,00 (zero)
Nota: Já foi descontado o TETO nos outros empregadores, pois desconto do INSS da empresa 1 (R$ 220,00) + desconto do INSS da empresa 2 ( R$ 422,33) = R$ 642,33 que já ATINGIU O TETO.
Sendo assim, a empresa 3 não tem o que descontar.

E como ficará no eSocial?

No evento S-1200 ficará assim:

•Empresa 1 irá informar os outros vínculos:

#indMV = 1 (Pois não ultrapassa o teto)
Informará o CNPJ da empresa 2 e a remuneração de R$ 3839,45 e de acordo com o manual não precisará informar a Remuneração da empresa 3 pois já atingiu o teto (Somanda o valor da empresa 1 + empresa 2), mas tem que informar o CNPJ da empresa 3 mesmo sem remuneração

•Empresa 2 irá informar os outros vínculos:

#indMV = 2 (Pois ultrapassa o teto mas ainda sim tem desconto)

Informará o CNPJ da empresa 1 e a remuneração de R$ 2000 e de acordo com o manual não precisará informar a Remuneração da empresa 3 pois já atingiu o teto (Somando o valor da empresa 2 + empresa 1), mas tem que informar o CNPJ da empresa 3 mesmo sem remuneração

•Empresa 3 irá informar os outros vínculos:

#indMV = 3 (Pois ultrapassa o teto e não tem mais desconto a fazer);
Informará o CNPJ da empresa 1 e a remuneração de R$ 2.000 e Informará o CNPJ da empresa 2 e a remuneração de R$ 3.839,45
Assim entenderá o porquê não teve desconto, pois nos demais vínculos já contribuiu com o teto.


OBSERVAÇÕES;

1 - O empregado deve definir a ordem dos empregadores a fim de permitir a realização do desconto da sua contribuição previdenciária corretamente.
2- É responsabilidade do empregado informar os múltiplos vínculos para não descontar a maior, ou para não descontar a menor. Faça um termo de ciência para o empregado, informando que ele está ciente disso;
3 - O empregado que já recolhe sobre o teto, pode apenas fazer uma declaração com os dados, que será valido para o ano vigente, pra não precisar ficar levando holerite do empregador.
4- Poderá cadastrar até 999 Múltiplos Vínculos , mas precisa cadastrar todos os vínculos que tiver (pelo menos até essa versão do manual 2.5, pode ser que mais pra frente alterem isso).

Novo curso pela Nith Treinamentos, Expert em Esocial.
Acesse: http://bit.ly/expertemEsocial

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
VANESSA

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 06:33

Por favor, gostaria que me ajudassem com o seguinte caso:
Empresa do 2º grupo, o empresário não faz retirada de Pró-labore, mas recebe aluguel da empresa que incide IRRF. Devo informar esse aluguel e essa retenção de IRRf ao e-social? Como? o nome do empresário está lá no e-social, mas sem valor algum voltou com erro, preciso informar esse aluguel?
Desde já agradeço a ajuda dos colegas.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 08:54

Vanessa

eSocial é destinado as informações relativas a relação de trabalho. Logo aluguéis não são declarados nele.

Seu sócio aparece como erro , pois vc enviou ele ao eSocial, e ele não tem remuneração, ou seja NÃO deveria constar lá, pois ele não está recebendo pro labore, agora vc precisa excluir ele, para poder encerrar a folha.

SUSAN

Susan

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 08:57

Bom dia

Tenho uma estagiaria que terminou o contrato em dezembro.
Quando fui transmitir a folha de 01/2019 esta sendo devolvido pq as verbas dela esta 0,00. Como faco para informar que o contrato acabou?

Obrigada

Kassia Lorrane

Kassia Lorrane

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 09:03

Pessoal, bom dia!

Preciso de ajuda urgente.....
Enviei uma folha de pagamento do 2º grupo, porém a folha foi errada. Não consegui fazer a exclusão dos eventos dentro da prosoft entrei diretamente dentro do esocial e exclui as remunerações e pagamentos. Agora estou tentando reenviar mas está devolvendo. o que faço??
Só tenho hoje para enviar.

Desde já agradeço...

geraldo

Geraldo

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a) Edifícios
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 09:24

alguem pode me ajudar com a questao de adiantamento salarial ?

quando excluo o evento de remuneração ele da um erro Dias Trabalhados por Trabalhador Avulso* que nao deve ser preenchido

como proceder ?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 09:41

Susan

Tenho uma estagiaria que terminou o contrato em dezembro.
Quando fui transmitir a folha de 01/2019 esta sendo devolvido pq as verbas dela esta 0,00. Como faco para informar que o contrato acabou?


Ela não recebeu nada referente ao termino do contrato?

Kassia Lorrane

Devolvendo por qual motivo, qual o erro apresentado?

FRANCISCA HIPOLITO DA COSTA

Francisca Hipolito da Costa

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 09:53

Bom dia.

Trabalho com sistema Alterdata.
Um trabalhador não enviou o CPF dos seus 2 dependentes e por isso seu cadastro aparece como ''DEPENDE DE OUTRO REGISTRO''.

Posso excluir os dependentes deles até que ele entregue os CPF?

Uma autônoma que trabalha na mesma empresa também consta com essa mensagem? Alguém sabe porque?

Aguardo!

Bruna Stefania Hasse

Bruna Stefania Hasse

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 10:23

Bom dia
Estou tentando enviar o evento S-1299 (fechamento), mas aparece o seguinte erro:
Erro no suporte a canais seguros - URL:webservices.envio.esocial.gov.br - SOAPAction:www.esocial.gov.br

Utilizo o E-CPF do responsável pela empresa - a empresa está inativa, ou seja, não teve eventos de folha - os eventos cadastrais foram recebidos pelo e-social em 07.2018.

Desde já, agradeço.

Thiago

Thiago

Prata DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 10:38

Bom dia Colegas,

Estou com uma empresa que faz parte do 2º grupo do E-social e tenho que enviar o a 3º fase que é a folha de pagamento.
Nesse caso, estou com um funcionário que esta afastado pelo INSS desde o mês 07/2018.
Como não esta havendo movimento, fui enviar a folha de pagamento evento S-1299 Fechamento sem movimento, porém o mesmo voltou com erro, dizendo que não foi enviada a remuneração do trabalhador, ele pede para eu enviar o evento S-1200 ou 1210, e como ele esta afastado, acaba que não esta sendo gerado folha. E esses eventos S-1200 não aparece para mim.

Alguém ja passou por isso ? Sabe como resolver ?

Atenciosamente,

Thiago.
Leonardo Rocha Dantas

Leonardo Rocha Dantas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 10:45

Bom dia amigos, estou com a seguinte dúvida estou enviando o fechamento de uma empresa do 2º grupo, e está dando um erro no fechamento devido a um funcionário que saiu na data de 10/10/2018 e não era obrigado enviar os eventos não periódicos desse grupo. O que devo fazer para enviar o desligamento desse funcionário?


"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum".
Thiago

Thiago

Prata DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 11:15

Patricia,

No meu caso eu uso o sistema Alterdata, nele, você vai na central E-social > Não agendados > Remuneração e pagamentos > Demais eventos.

Porém aqui esta pedindo para eu mandar o S-1200, só que não esta sendo gerado folha devido o afastamento do funcionária. Não sei que fazer.

Atenciosamente,

Thiago.
SUSAN

Susan

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 11:24

Estefania Bom dia

Em Janeiro não pq o contrato terminou em 31/12/2018.

seguinte erro e Categoria : 901 consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração.
Ação Sugerida: Verificar a situação do trabalhador e efetuar a regularização.

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 11:44


Bom dia

Nathália, na sua postagem em 4 de fevereiro de 2019 às 11:42, você informou para utilizar a categoria do sócio de retirada de pro labore como :

- 723 - Contribuinte individual - empresários, sócios e membro de conselho de administração ou fiscal

Mas eu utilizei o código 722, como posso fazer a alteração ?

Tenho de ir na página do eSocial e fazer a alteração ? consigo fazer esta alteração ?

Obrigado

Cezar Silveira
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 11:51

Cezar,

Bom dia!

Creio que você consiga fazer a alteração pelo Portal ou através de seu sistema, altera o cadastro e enviar posteriormente.

Atenciosamente,
Nathália
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 12:10


Obrigado Nathália

Pelo sistema quando informo o código da pessoa, o campo categoria eSocial não habilita, somente outros campos.
Vou entrar em contato com o suporte ou alterar pelo portal do eSocial.
Obrigado

Cezar Silveira

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 13:36

Susan

Então tem que ter o desligamento dele, a rescisão do estagiário que é informada nos pagamentos, e a data do desligamento dele.... Do contrário o eSocial não entende que ele saiu e vai ficar cobrando a remuneração...

Graziele Moura

Graziele Moura

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 13:45

Boa tarde

Alguém está tendo dificuldade em enviar a 3ª fase?
As minhas maiores empresas estão retornando o erro 409: "409 - Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB. A falha pode ser temporária, tente novamente mais tarde."

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 13:56

Graziele,

Esse erro ocorre quando há instabilidade na conexão com o sistema e o WebService do Governo.

Desde ontem os colegas estão enfrentando dificuldades no envio, pois o prazo é hoje.

Atenciosamente,
Nathália
Graziele Moura

Graziele Moura

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 14:25

Nathalia,

Pois é.. desde ontem que estou tentando reenviar, mas sempre retorna com o mesmo erro.
Minha preocupação é justamente por conta do prazo.
Mas o jeito é continuar tentando mesmo.

Obrigada.

CARINE DE ABREU SANTOS

Carine de Abreu Santos

Bronze DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 14:34

Procuração para e-social?

Tenho procuração eletrônica para as empresas nelas eu selecionei "Todos os serviços" que é o primeiro tópico. minha pergunta é: será que para o e-social só devo selecionar os tópicos de e-social?
Ou "todos os Serviços" abrange o e-social?

OBrigada

Página 193 de 244

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.