x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 4.395

Hora extra/adicional noturno x folga

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 7 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 13:59

Boa tarde!

O horário de trabalho é misto, eles trabalham até as 23:30 e a empresa vai conceder folga para as horas extras, no caso como fica o adicional noturno sobre essas horas extras que vão ser paga com folgas, precisa pagar ou não?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 17:22

Kell Feitosa, não tenho todo o ordenamento jurídico para embasar minhas argumentações. Mas no intuito de aprender e também te ajudar, fiz umas pesquisas aqui e vou compartilhar com você.

Primeiro, encontrei esta matéria, que traz, sem muito embasamento legal, mas expõe de maneira até que lógica, a diferença originária da hora extra e do adicional noturno.

Outra coisa que observei é que no Jusbrasil há várias matérias quanto a decisões sobre o pagamento ou não de adicional noturno de horas extras compensadas, o que caracteriza um assunto onde "há controvérsias".

O meu entendimento vai de acordo com a matéria inicial, onde compensar horas extras não se confunde com pagar adicional noturno. Portanto, o adicional noturno de horas extras compensadas tem de ser pago.

Na dúvida, sugiro que consulte um advogado trabalhista.

Espero que isso te ajude de alguma maneira.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 8 agosto 2017 | 08:30

Fico feliz que tenha ajudado Kell =)

Um ótimo dia de trabalho hoje!

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Cibele Petri

Cibele Petri

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 14:53

Boa tarde pessoal

Estou praticamente com a mesma dúvida da colega acima, o funcionário fez horas extras durante o período que lhe garante adicional noturno, contudo a empresa quer pagar essas horas extras E o adicional noturno com folga, isso esta dentro da legalidade?

Alguém teria o embasamento legal?

Tentei acessar o link que o amigo Yuri disponibilizou mas já retiraram do ar. :(

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade