x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.478

Sair mais cedo

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 12:21

Eu trabalho numa clinica particular e gostaria de saber se eu funcionária, tenho direito de me ausentar quando preciso por motivos particular como médico, banco. Motivos esses que em 1 hora do meu almoço não seria possível resolver. Eu estou tendo problemas com a minha chefe, toda vez que preciso sair mais cedo para ir no médico ou ir no banco para resolver um problema. E no caso do banco, eu compenso sempre depois ou no almoço

Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 13:53

Joyce, boa tarde,

A legislação não obriga a empresa a aceitar este tipo de conduta do funcionário e também não tem previsão de direito do funcionário neste caso. Claramente o funcionário tem a liberdade de "ir de vir", porém, sob risco de medida disciplinar por parte da empresa.

Outra questão, a empresa tem banco de horas para fazer este tipo de compensação? Pois se não tiver, está errado.

Além disso, desde o início do contrato o funcionário tem ciência do horário a ser cumprido, é uma regra e deve ser seguida.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 14:14

Joyce

Realmente esse tipo de situação a empresa não é obrigada a aceitar.....cabe à empresa definir alguma forma para resolver isso como banco de horas ou simplesmente não aceitar e descontar em folha.

Existe na legislação uma série da motivos que abonam ausência e esses que vc descreveu não estão listados.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Tatiana Ramos

Tatiana Ramos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 14:27

Referente ao medico, só será abonado as horas se tu trouxer atestado medico, o comprovante de que esteve fora naquele período não tem validade, a empresa pode descontar.

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 14:29

Eu sei que pelo meu sindicato posso ter Banco banco de horas, mas nao faço assim. Eu sempre compenso depois.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade