Oi, boa tarde.
Situação ocorrida com uma pessoa que trabalha na minha casa, como doméstica e que trabalha de segunda a sexta-feira, pois, normalmente, eu a dispenso de voltar aos sábados:
Na manha de quinta-feira, 06SET2012, ela reclamou que estava sentindo uma dor no pulso e, por conta desta reclamação, eu a dispensei para que procurasse atendimento médico.
A consulta aconteceu as 14:30h do dia 6SET, e o médico lhe concedeu um atestado para 7 dias de repouso, por motivo de doença e, determinou que o pulso dela fosse engessado, o que acontece no mesmo dia, 06SET.O profissional, ainda, agendou que ela regressasse ao hospital, para retirada do gesso e nova consulta de avaliação dos resultados, na sexta-feira, dia 14SET2012.
Pergunto:
1) A Licença médica, para repouso domiciliar, começa a contar no dia da emissão, mesmo que o funcionário vá ao médico na parte da tarde, certo? Então, considerando-se apenas o atestado médico, Ela deveria retornar ao trabalho no dia 13/09/2012, quinta-feira, não é isso?
2) Como o médico mandou ela voltar na sexta, 14SET, ela não compareceu hoje, quinta (dia 13), pois ainda esta com o gesso e falou que não virá amanhã, sexta (14), porque vai ao hospital para retirar o gesso. Como fica esta situaçao?
3) se o médico amanhã (sex), avaliar que esta tudo bem, retirar o gesso e não conceder nenhuma outra licença, ela volta ao trabalho na segunda-feira, dia 17SET, então, teoricamente, ela teria faltado a quinta e a sexta?
4) Se a enfermidade dela não estiver resolvida e houver a necessidade de uma nova licença a partir de amanha, dia 13 (sex), de qualquer forma fica descoberta a falta da quinta-feira, correto?
Ora, claro esta que desejo o reestabelecimento da saúde dela o mais breve possível, e jamais agiria em contrário ao bom senso e a solidariedade humana, mas gostaria de saber qual deveria ser o procedimento correto do médico, meu e dela, para evitar problemas futuros, entende?
Antecipadamente agradeço a atenção dispensada