x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 298

Recolhimento de INSS

jean nunes

Jean Nunes

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a)
há 7 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 09:10

Bom dia,

A mais de 15 anos trabalho com salario acima do teto do INSS, sempre recolhendo o valor do teto.
Ocorre que no ultimo ano, dado a situações particulares meus recolhimentos ficaram pouco abaixo do teto nos últimos 8 meses.
Tenho como recolher de forma avulsa a diferença referente a esses últimos meses?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 11:24

Jean, bom dia.
Existe sim uma possibilidade, precisará provar junto ao INSS que prestou serviço como autônomo (engenheiro, no seu caso) nesses meses em que o valor for menor que o teto.
Jean, caso contrário não.
Você também menciona que faz mais de 15 anos que recolhe pelo teto, lembro que para calculo da aposentadoria o INSS levará em conta somente 80% das maiores contribuições, ou seja, irá descartar 20%.
Vou dar um exemplo, para aposentadoria por tempo de contribuição, (isso estou me referindo hoje, após a reforma não sei como ficará, talvez o calculo não mude),
- Para aposentadoria por tempo de contribuição, precisa ter no minimo 35 anos (homem), vamos supor que você 23 anos de contribuições, faltando então 12 anos de contribuições, projetando (2017 + 12 anos = 2029), o INSS (hoje) calcular de julho/1994 até a data do agendamento, então de 1994 à 2029 = 35 anos x 12 meses = 420 contribuições para calculo, as 20% menores serão descartadas, ou seja, 84 contribuições.
Como você menciona 08 (contribuições) meses, então (hoje) não vejo motivo para recolher a diferença, essas serão descartas para calculo..

Jean, isso que mencionei acima e baseado na data de hoje (2017).

www.dgabc.com.br

obs.: caso queira recolher a diferença, sugiro antes consultar (pessoalmente) o INSS,isso porque se o INSS não reconhecer o recolhimento, a mão de obra para restituir não é facil, envolve a Receita Federal.
Esse(INSS) irá te orientar, isso porque autônomo precisa ter registro na Prefeitura, CREA(acredito que já tenha), as RPAs, para provar ao INSS que é autônomo e prestou serviço nesses meses.

ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade