x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 17.765

Estabilidade CID 51.0 - Transtornos de discos lombares e de

Taiza Sefrin

Taiza Sefrin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 10:43

Olá colegas.

Retornou hoje ao trabalho um colaborador que estava afastado de suas funções por motivos médicos (CID 51.0 - Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com mielopatia). Ele trouxe o laudo da perícia médica que o considera apto para o retorno as atividades, porém não quer trabalhar, pois ele não se considera apto.
Por ter ficado muito tempo afastado tivemos que contratar novo colaborador para exercer suas funções e, já que ele diz que não quer trabalhar, quero saber se podemos demiti-lo normalmente sem justa causa, ou se existe estabilidade para esse CID.

Atenciosamente.


Taiza Maria Sefrin

Estabilidade CID 51.0 - Transtornos de discos lombares e de - Departamento Pessoal e RH

Visitante não registrado

há 7 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 10:50

Taiza Maria Sefrin

se existe estabilidade para esse CID.


Estabilidade se dá por motivo de auxílio, não por CID, precisa verificar se o benefício dele era B91 que é acidentário , ou seja está ligado ao trabalho, assim tendo estabilidade...

porém não quer trabalhar, pois ele não se considera apto.


Se ele trouxe a liberação do INSS, precisa passar por médico do trabalho, ele dirá que não se sente apto, será verificado e talvez reencaminhado ao INSS, pois tem todo o direito de pedir reconsideração em seu benefício.

A empresa ao demitir um empregado incapaz, está sujeita a processos trabalhistas futuros, então precisa estar bem respaldada caso decida pela demissão do mesmo.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 11:10

Taiza Maria Sefrin

Ideal é ele passar pelo médico do trabalho primeiro, para pegar o exame de retorno ao trabalho e depois retornar ao médico que o acompanha para que ele o avalie melhor, peça exames etc que possam embasar um novo afastamento pelo INSS.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: