x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.537

Dúvida: Compensação de horas extra com folgas durante o mês

Thiago Nast Damasceno

Thiago Nast Damasceno

Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2017 | 10:00

Bom dia pessoal,
Eu estou a muito tempo pensando sobre isso, fazendo de vários jeitos, já pesquisei e procurei aqui no fórum e nada, minha dúvida é como faço para calcular as horas extras compensadas com folgas? Eu acabei fazendo de um jeito mas ainda não estou seguro se é assim que se faz, pois o meu caso é particular e sempre tenho dúvidas com meses que tem 28,29,31 dias ou feriados.

Tenho o seguinte caso: funcionário mensalista, 220h, trabalha de segunda a sábado de 8:30 às 19:00 com 1hora de almoço (carga horária de 9h30min). Quantas folgas eu tenho que dar a ele no mês para compensar as horas extras?
Obs: a convenção coletiva aceita que a compensação de horas extras seja feita no prazo de até 30 dias após o mês da prestação da hora extra, com folgas compensatórias

Como eu estou fazendo: Calculo a quantidade de dias que o funcionário deve trabalhar até dar 220h, incluindo os domingos com 7,33h de trabalho. Com a quantidades de dias trabalhados, eu diminuo da quantidade de dias úteis e assim tenho a quantidade de dias de folga.
Exemplificando:
Out/2017: 5 domingos, 25 dias úteis
5dom*7,33h +9,5h*diasTrabalhados = 220h
diasTrabalhados =19,29
Folgas = diasÚteis - diasTrabalhados
Folgas = 5,7
Então neste mês darei 6 dias de folgas.
Tá certo isso? Se não, como vc faria?

Outra pergunta: nos meses que tem 28,29,31 dias eu posso calcular as horas do domingo como 220/31, ou 220/28, ou 220,29?
Desde já agradeço!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2017 | 11:54

Thiago, bom dia.
Já faria diferente, exemplo
Vamos supor que ele trabalhe de segunda à sexta = 44 horas semanais(conforme a legislação)
Sua jornada e de 9h30m, ou 9,5
Então se multiplicarmos 9,5 x 5 = 47,5 - 44 hs = 3,5 na semana

Vamos supor Setembro/2017
1 - semana = dia 04 ao dia 08 = temos então = 04, 05, 06, 08 = 04 x 9,5 = 38hs + 7,33 = 45,33 - 44 hs = 1,33
2 - semana = dia 11 ao dia 15 = 05 x 9,5 = 47,5 - 44 = 3,5
3 - semana = e assim por diante

Assim, fica muito mais fácil de explicar tanto para o empregado quanto para uma possível fiscalização.

Thiago, sugiro a você para que faça detalhado e arquive, isso porque em uma possível reclamação trabalhista, você terá como provar.
Menciono isso porque tem alguns que não detalhado e em uma ação trabalhista, fica totalmente desesperado e não consegue justificar.

ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade