Mara
Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente AdministrativoPosso demitir e recontratar um funcionário, porem com a função e salario inferior ao que recebei na mesma empresa?
respostas 2
acessos 336
Mara
Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente AdministrativoPosso demitir e recontratar um funcionário, porem com a função e salario inferior ao que recebei na mesma empresa?
Rodrigo Rodrigues de Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Coordenador(a) AdministrativoBom dia!
Mara;
Se entre o fim de um contrato de trabalho e o início de outro na mesma empresa decorreu um espaço de tempo considerável (minimo de 90,00 dias), não há impedimento legal a que essa recontratação se faça por salário inferior ao que era pago anteriormente, desde que seja inexistente qualquer indício de fraude na transação.
Foi esse o fundamento utilizado pela 5ª Turma de Juízes do TRT/MG ao negar provimento ao recurso do reclamante, locutor de rádio do interior do estado, que, recontratado 07 meses após a sua primeira dispensa, com carga horária menor, reclamava o direito ao mesmo salário recebido durante o primeiro contrato.
Segundo explica o juiz Danilo Siqueira de Castro Faria, nem mesmo a alegação de que continuou cumprindo a mesma carga horária dá ao reclamante direito à manutenção do salário anterior: “Não há quaisquer indícios de que houve irregularidade na recontratação, sendo inviável falar em fraude. A alegada submissão à mesma jornada de trabalho estabelecida no primeiro contrato de trabalho, por si só, não autoriza a determinar o pagamento das diferenças salariais, gerando, sim, diferenças nas horas extras” em razão da extrapolação da jornada contratada. ( RO nº 01678-2006-148-03-00-5 ).
Agora caso o empregado durante o período que estava desligado chegou a prestar algum tipo de serviço para a empresa (mesmo que eventual) é prudente tomar cuidado na recontratação.
Espero ter ajudado.
Mara
Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente AdministrativoObrigado ;)
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade