x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 408

Rescisão por justa causa

Silvia Francisca Alves

Silvia Francisca Alves

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 09:31

Bom dia .

Um funcionários tem várias faltas injustificadas, a empresa já deu advertência e suspensão. Essa semana mandou um e-mail falando o motivo de uma das faltas, isso é aceito ? Ele já pode ser demitido por justa causa ?

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 09:51

Bom dia

Essa situação é bem complexa. Um amigo meu teve um caso desse e deu justa causa no funcionário, que foi pra justiça, na frente do Juiz ele apresentou vários atestados e disse que tinha deixado cópia de todos na empresa, sei que o funcionário ainda conseguiu ganhar na justiça e recebeu todos os direitos como se fosse mandado embora. Se ele estiver agindo de má fé, vai dar trabalho depois.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 10:09

Rescisão por justa causa é muito complicado. A maioria das vezes o funcionário consegue reverter a situação! Se ele não é mais interessante para a empresa, dispense sem justa causa, as vezes é mais vantajoso dispensar logo antes de dar demais prejuízos.

CIEL LIMA

Ciel Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Gerente Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 10:14

Silvia Francisca Alves, na lei não tem nada objetivo de quantas advertências a empresa tem que dar pro funcionário pra poder demitir ele por justa causa, na realidade, dependendo da gravidade da falta cometida pelo empregado ele já pode receber uma dispensa por justa causa, se já foram aplicadas as devidas advertências, a empresa então deverá aplicar as suspensões, é claro que de maneira proporcional à gravidade da situação, e após isso eu aconselharia a procurar um advogado trabalhista para analisar o caso, pois em muitos casos a rescisão por justa causa é facilmente revertida na justiça do trabalho, caso a empresa não tenha as devidas provas.

Estas foram dicas que eu mesmo já havia recebido!

Viável Contabilidade e Assessoria
Avenida Tarumãs,  Jardim Paraíso N: 1873
CEP: 78556-102 - Sinop - MT
WhatsApp: (66) 99241-3486
e-mail: [email protected]
e-mail: [email protected]
Redes Sociais: @cielcontador
Silvia Francisca Alves

Silvia Francisca Alves

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 13:16

Géssica e Jaciel obrigada pela resposta. Eu concordo com vocês em relação ao funcionário conseguir reverter na justiça e a empresa ter que pagar tudo que ele tem direito.
Trabalho num escritório de contabilidade, essa situação está ocorrendo com um de nossos clientes. O mesmo disse que esse funcionário tem faltado vários dias, alguns dias com atestado, outros dias sem justificativa. O empregador disse que já deu 3 advertências e 1 suspensão, porém, estão assinadas por testemunhas, pois, o mesmo, não quis assinar. E essa semana o funcionário mandou um e-mail falando que não poder comparecer ao trabalho nos dias 16 e 17 porque ia acompanhar a noiva no médico. Diante de tal situação, o empregador quer dispensa-lo por justa causa.

Guilherme Kazapi
Articulista

Guilherme Kazapi

Articulista , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 14:00

Boa tarde colegas,

Já aconteceu comigos casos semelhantes, de vários, somente em um caso foi aplicada a JC, não houve demanda trabalhista no caso. Nos demais, as empresas optaram por dar aviso prévio e outras ainda, indenizaram o aviso.

Nessa situação, eu recomendaria ao cliente o aviso prévio indenizado. As jurisprudâncias para esses casos são favoráveis ao empregado.

Abraço.

Guilherme Kazapi
Atingir os melhores resultados com serenidade, seriedade e ética.
Silvia Francisca Alves

Silvia Francisca Alves

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 14:41

Guilherme , boa tarde. Justamente, como dito acima pelos colegas, é mais fácil dispensar sem justa causa e pagar um certo valor do que o ter que reembolsar o funcionário depois que ele recorrer na justiça. E como você disse ..as jurisprudências são favoráveis aos funcionários.

Obrigada :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade