x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 981

Duvida Contribuição Assistencial

Geferson Welter

Geferson Welter

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 11:57

Bom dia, sei que a contribuição assistencial ou confederativa não são obrigatórias.

Porém tenho duvidas, pois nas convenções coletivas nas clausulas referente as contribuições sempre constam que o desconto deve ser feito para todos os funcionários da categoria, a menos que o empregado se oponha em tempo. Ou seja todos devem contribuir a menos que se oponham.

No meu entendimento com a reforma trabalhista essa questão deverá ser abordada de forma inversa, ou seja, parte do principio que não se pode fazer qualquer tipo de desconto, a menos que o funcionário expresse por escrito que quer contribuir.

Gostaria da opinião dos colegas, se concordam com meu raciocínio ou não, pois para mim não ficou muito claro.

Visitante não registrado

há 7 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 14:13

Geferson Welter

Súmula 666
A contribuição confederativa de que trata o art. 8º, IV, da Constituição, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo
Data de publicação do enunciado: DJ de 13.10.2003.

Ou seja não podem cobrar dos empregados a carta de oposição, visto que a legislação estabelece que para haver desconto o empregado tem que se filiar no sindicato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade