x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 18.478

CAT - Comunicação de Acidente Trabalho - Sem atestado médico

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 novembro 2017 | 13:13

Prezados colegas, bom dia!

Um funcionário ao sair do trabalho ontem retornando para sua casa, se acidentou (colisão entre a moto dele e outro carro).
Ele teve algumas escoriações (ferimento superficial).

Ele também foi a farmácia e teve gastar com alguns medicamentos/remédios para os ferimentos.
Mas ele não foi ao médico (posto de saúde) por achar dispensável.

Minha pergunta inicial é se deve ser feito o CAT?

Eu penso que sim.

Mas como fica a questão de preencher o campo “Informações do Atestado médico”? Se ele não foi ao posto de saúde...

Pede CRM do médico também...

Obrigado,

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 10 novembro 2017 | 13:16

Boa tarde Diogo

Até para segurança da empresa ele deveria ter passado pelo médico, ele pode não ter nada agora, mas não sabe o que vem amanhã. Tem sim que informar a CAT, se alguma coisa acontecer com ele pode dar problema para empresa.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Diogo

Diogo

há 7 anos Sexta-Feira | 10 novembro 2017 | 13:26

Bom dia!

Agradeço.

Fiz a CAT e preenchi sem médico (Sem atestado).

Coloquei como observação que "funcionário não foi ao médico"

CRM 99999999

Mas já solicitei ele ir ao posto de saúde e pegar uma atestado.

Depois vou ao INSS Retificar a informação.

(Observação: Tive que enviar a CAT porque o prazo é de 24 horas)

Você acha que estou fazendo certo?

Obrigado.

Renata Neumann

Renata Neumann

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 09:13

Bom dia
Estou precisando de uma orientação
Funcionário dentro da empresa, foi pegar um cachorro para levar na casinha, e nesta situação acabou escorregando e se machucando, machucou o olho, tenho que abrir a CAT ??, aconteceu ontem dia 27/11/2017.
Aguardo e agradeço.

Renata Neumann

Renata Neumann

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 13:51

Boa tarde
Desculpe não expliquei, é uma empresa metalúrgica, o cachorro acompanhou uma outra funcionária até a empresa, e a funcionária deixou o cachorro entrar na empresa, comentou a situação com esse funcionário que acabou se machucando, ou seja o funcionário foi pegar o cachorro, para levar para a casinha e acabou tropeçando e se machucou, mas o mesmo não estava trabalhando, tenho que abrir a CAT ??

Etiennie Fernanda Hutter

Etiennie Fernanda Hutter

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 14:22

Diogo,

Tive um caso parecido em minha trajetória de RH. O que foi feito é um pedido para que o funcionário escrevesse de próprio punho que no momento do acidente não julgou necessário atendimento, assinasse e datasse, após ele foi pra um médico de sua escolha e posteriormente me trouxe o atestado para abertura da CAT.
Porém a rota do funcionário que se acidentou está declarada? O mesmo se acidentou no percurso da rota declarada?

Etiennie Hutter
Diogo

Diogo

há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 19:03

Etiennie Fernanda Hutter , agradeço os esclarescimentos.

Sim, se acidentou na rota declarada.

Renata Neumann , te confesso que não entendi a situação, rsrs

Mas pela gravidade do acidente (machucar um olho) eu faria o CAT, pois foi na empresa que ocorreu o incidente (acidente).

Sds
Diogo

Maria da Graças

Maria da Graças

Prata DIVISÃO 1 , Agente Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 13:30

Bom dia
O funcionário de uma empresa sofreu um acidente vou precisar abrir um CAT.
O medico passou um atestado de 5 dias.
tendo em vista que ele fraturou a perna o medico plantonista o encaminhou para o ortopedista. que só vai atende-lo no fim de semana.
como eu declaro o CAT se nao tem os dados. tipo tempo de afastamento. CID da doença.
Nunca fiz to perdida.
Me ajudem por favor

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade