x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.051

periodo de gozo das ferias coletivas

Franciele

Franciele

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 16:05

colegas, boa tarde!

É o seguinte a empresa concedeu ano passado 10 dias de ferias coletivas aos empregados, portanto, alguns empregados ficou faltando do período aquisitivo 20 dias restantes a serem gozados, ate o momento não foram dados as ferias deste 20 dias restantes.
Como já esta chegando final do ano,a empresa irá novamente conceder as ferias coletivas aos empregados novamente.

Minha duvida e o seguinte: como alguns funcionários ainda falta 20 dias restantes para gozarem, eu posso dar a eles 10 dias de ferias agora inicio do mes de dezembro os 10 dias restantes colocar nas ferias coletivas que havera agora final do ano?

Portanto, o periodo aquisitivo deles fechariam assim:

10 dias de ferias coletivas ja gozadas em 2016
10 dias de ferias normais no inicio de dezembro/2017
10 dias de ferias coletivas que sera agora no final de dezembro/2017.

Alguem me ajuda?

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 16:40

Franciele, é interessante analisar os prazos dos períodos concessivos desses funcionários para não ter que pagar férias em dobro, todavia se essas suas férias tratam do mesmo período aquisitivo isso é impossibilitado, tendo em vista a conjuntura de férias coletivas (que podem ser aplicadas em até dois períodos) e a nova legislação de férias (na qual pelo menos um período deve ter duração igual ou superior a 14 dias).

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
Franciele

Franciele

há 7 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 16:56

Michel Martins de Araújo ,boa tarde!

Portanto, no que eu entendi da sua resposta é o seguinte:

As ferias normais não poderão ser menor que 14 dias(de acordo com a nova reforma), portanto, como resta do período aquisitivo somente 20 dias a serem gozados, ficaria 5 dias para serem gozados.

Então seria mais viável conceder esses 20 dias totais ao colaborador e as ferias coletivas que vão serem dadas agora final do ano, iniciaria com o novo período aquisitivo.

Estou correta?

Outra coisa posso dar esse dias 20 dias de ferias e já emendar com as ferias coletivas que vai ser concedidas agora final do ano, ou seja, o colaborador inicia as ferias dia 01/12 ate 20/12 e as ferias coletivas 21/12 a 31/12?

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 21 novembro 2017 | 17:07

As ferias normais não poderão ser menor que 14 dias(de acordo com a nova reforma), portanto, como resta do período aquisitivo somente 20 dias a serem gozados, ficaria 5 dias para serem gozados.

Então seria mais viável conceder esses 20 dias totais ao colaborador e as ferias coletivas que vão serem dadas agora final do ano, iniciaria com o novo período aquisitivo.

Estou correta?

Observada a ocasião de férias em dobro e a comunicação prévia da concessão de férias (com antecedência mínima de 30 dias) não há nenhum impedimento. Acredito também nessa viabilidade.

Outra coisa posso dar esse dias 20 dias de ferias e já emendar com as ferias coletivas que vai ser concedidas agora final do ano, ou seja, o colaborador inicia as ferias dia 01/12 ate 20/12 e as ferias coletivas 21/12 a 31/12?

Pode, sem nenhum problema, deste que haja a comunicação prévia ao MTE com 15 dias de antecedência e que o grupo de funcionários contemplado não tenha seu DSR na sexta ou sábado.

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
Franciele

Franciele

há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 08:08

Outra duvida, a empresa acabou de contratar alguns funcionários para o mesmo setor, como toda a empresa entrar de ferias coletivas os mesmos também entraram, como fica o período aquisitivo, sendo que os mesmos terão somente 2/12 de ferias.

Alguém pode me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade