x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 787

Duvida sobre pagamento das ferias.

Helen Souza

Helen Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 12:29

Recentemente tirei ferias, so que como precisarei me ausentar no fim do ano por motivos particulares, farei uma viagem, então assim combinei com meu patrão de tirar 5 dias da minhas ferias para deixa pro final do ano no periodo da viagem. O mesmo concordou mais alegou que esse periodo teria que contar os finais de semana, assim sendo acrescentou mais 2 dias, gostaria de saber se essa informação procede.
Outra coisa e mais importante, retornei do periodo de ferias que seria do dia 03/10 ao dia 01/11 retornei no dia 26/10, gostaria de saber se esses dias que trabalhei ( 26,27,30, e 31, os mesmo tem que ser pagos, ou não, e se nos dias que ficarei fora da empresa os 7 dias serão descontados do meu salario ???

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 13:39

Helen, boa tarde

1 - O mesmo concordou mais alegou que esse periodo teria que contar os finais de semana, assim sendo acrescentou mais 2 dias, gostaria de saber se essa informação procede.
R - Gostei da atitude de seu empregador, isso porque ele poderia contar esses cinco dias corrido, ou seja incluindo o sabado(caso não trabalhe) e o domingo, e você ao invés de descansar 05 dias iria descansar somente 03, caso o inicio seja a partir de uma quarta-feira.
Com esses dois dias +, e iniciando em uma quarta feira, então retornará na outra quarta-feira., ok..

2 - Outra coisa e mais importante, retornei do periodo de ferias que seria do dia 03/10 ao dia 01/11 retornei no dia 26/10, gostaria de saber se esses dias que trabalhei ( 26,27,30, e 31, os mesmo tem que ser pagos, ou não, e se nos dias que ficarei fora da empresa os 7 dias serão descontados do meu salario?
R - Como você sabe isso náo poderia ter acontecido, mas sabemos que esse tipo de fato ocorre, então, ou
a) paga esses dias como hora extra de no mínimo 100%, ou,
b) deixa para descansar esses 04 dias depois.

No seu holerith, provavelmente será descontado, a não ser que o seu chefe imediato comunique ao rh/dp, na grande maioria eles não avisam, fazem por "baixo dos panos"

Se descontar e não pagar como hora extra, então precisa verificar com sua chefia como ficaram esses dias, ok..

Helen Souza

Helen Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 14:09

Boa tarde Carlos Alberto

Deixa eu te explicar melhor.
Foi assim pegaria as minhas ferias no mes de outubro, porem tenho um casamento para ir em outra cidade, no inicio do mes de Dezembro.
Ai perguntei se poderíamos negociar da seguinte forma, ficaria de ferias 25 dias voltaria a trabalhar e em Dezembro, pegaria esses 5 dias das ferias para ir no casamento. O mesmo aceitou, porem falou que não poderia ser somente dias uteis e teria que contar o fim de semana por ser dias das ferias. Então a data escolhida para contar os dias que tenho se iniciaria no dia 04/12 para completar 7 dias e retorno no dia 11/12.

A segunda questão é, como voltei a trabalhar normalmente e foi combinado voltar no dia 26/10, queria saber se tem que ser pago? Mesmo tendo recebido o valor das minhas ferias completo.
E se esses 7 dias que ficarei fora ele ira descontar.....

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 16:47

Helen, se você fosse cumprir normalmente suas férias, esses dias não seriam trabalhados, certo...
Então, se trabalhou nas suas férias, a empresa ou paga como hora extra, ou agenda para descansar futuramente, lembrando que isso por lei e ilegal, a empresa não poderia ter feito isso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade