x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 9.938

Como calcular hora extra de um funcionário no feriado?

JEFFERSON M

Jefferson M

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 11:18

Prezados, bom dia!

Estou com uma dúvida a respeito de como calcular as horas extras de um funcionário no feriado. Ao meu ver, o cálculo seria assim:

Salário: R$1.000,00
Valor da hora: R$1.000,00/220= R$4,55
Horas trabalhadas no feriado: 8
Valor das horas + 100%: R$4,55*8+100%= 72,80
Valor total recebido no dia do feriado: R$36,36+R$72,80 = R$109,16 (sendo que R$36,36 já seria pago em folha + R$72,80 extra).

O cálculo está correto?

Desde já agradeço.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 11:39

Jefferson, bom dia.
Não,
O calculo correto é

HEXTRA = (horas x salario x 2) = 72,80.

A empresa está pagando um adicional de cem por cento, ou seja, salario hora normal + salario hora normal x numero de horas trabalhadas, além disso tem o Adicional de DSR sobre o valor das horas extras.

Jefferson, lembrando que precisa verificar a convenção coletiva de trabalho, isso porque em algumas o percentual e maior, e em outras existe regras, exemplo
até xx horas = xx%
acima de xx horas - xx%.

ok..

JEFFERSON M

Jefferson M

há 7 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 11:56

Carlos, bom dia!

Não entendi muito bem. Ao meu ver, o funcionário já recebe por esse feriado em folha, ou seja, em um determinado mês tem 2 feriados a empresa não vai pagar 28 dias, e sim os 30, correto? Então o funcionário está recebendo o feriado + 8 horas acrescidas de 100%. Ou seja , ele receberá a mais no seu salário R$72,80. Seria isso?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 12:01

Jefferson, se ele não trabalha-se nesse dia, receberia normal, como trabalhou receberá em dobro, ou seja, as horas que trabalho + 100%, isso porque já e garantido a ele independentemente se irá ou não trabalhar.

JEFFERSON M

Jefferson M

há 7 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 12:08

Carlos, é isso mesmo que eu estou querendo dizer. Acho que me expressei mal. Resumindo, o funcionário irá receber por essas horas trabalhadas o valor total de R$72,80 (8 HORAS X R$4,55 + 100%).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade