x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.546

Licença maternidade e férias

RAYANE

Rayane

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 08:35

Estou com uma duvida e gostaria que vocês me ajudassem.
Estou com uma funcionária que está de licença maternidade, a licença acaba dia 25/12/2017, ela e a empresa acordaram em dar férias ao retorno, minha pergunta é, eu posso conceder as férias dela a parti do dia 26/12/2017? Ela tem que fazer o atestado de retorno, que dia ela iria fazer este atestado?
Espero que possam me ajudar.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 10:26

Rayane, bom dia

1 - Eu posso conceder as férias dela a parti do dia 26/12/2017?
R - Sim.

2 - Ela tem que fazer o atestado de retorno, que dia ela iria fazer este atestado?
R - Sim, como a licença termina no dia 25.12, então convoque ela alguns dias antes (10 dias), para passar no medico do trabalho, onde o mesmo irá autorizar ou não o retorno ao trabalho, se positivo, a empresa então poderá conceder as férias, ok..

Consultor Especial

há 7 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 10:35

Rayane, sim, nada impede, logicamente que vai depender do médico do trabalho, ele poderá solicitar alguns exames ou atestado médico de seu(ua) ginecologista.

Antes, de convocar a mesma, converse com o médico do trabalho.

Aqui convocamos com antecedência, assim dá tempo para calcular o pagto e pagar com dois dias antes do inicio conforme determina a lei.

RAYANE

Rayane

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 10:44

Ata. vou verificar.
Obrigado.
É que vi um vídeo sobre o e-social e fala que não pode, porque tem que ser no dia do retorno do funcionário o atestado e o pagamento dois dias antes das férias então o atestado saindo no dia 26/12/2017 liberando ela para o retorno ao trabalho, eu tenho que pagar as férias e dois dias apos ela sair de férias. NO meu entender sobre o vídeo ela só poderia sair de ferias no dia 28/12/2017, porém ai eu fico com outra duvida a pessoa não pode sair de férias dois dias que antecede o feriado certo?! E isso conta também para o final de semana que ela não trabalha? Pois a jornada dela é de Segunda a Sexta-feira.

Consultor Especial

há 7 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 10:49

Rayane, cada um tem um posicionamento
E como te disse depende do médico do trabalho, aqui faço assim e nunca tive problema, afinal e de interesse da empregada, se ela não quiser, então fará o exame no dia do retorno e gozará as férias conforme a posição da empresa.

DANIELI JULIANE DE MORAES BIANCHINI

Danieli Juliane de Moraes Bianchini

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 16:13

Boa tarde...

Também gostaria de ajuda...
Temos uma funcionária que entrou em licença maternidade dia 01/08/2017, seu retorno seria agora em 01/12/2017 depois dos meses de licença...em outubro venceram as férias dela, portanto tem direito a gozar das férias...no caso ela gostaria de continuar após a licença sem voltar a trabalhar...gostaria de saber se pode??? Mas e o aviso de férias pode ser dado enquanto ela está gozando de licença maternidade???

Espero que possam me ajudar...desde já agradeço.

Consultor Especial

há 7 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 17:23

Danieli, boa tarde.
Peça a ela para fazer o pedido, e não se esqueça do exame medico (aso), se apto, então conceda as férias.

Aqui, já informo a empregada antes da licença maternidade.

Não vejo problema, haja visto que a empresa está cumprindo o desejo dela(empregada), e além também está ajudando a mesma, afinal criança recém nascida, assim todos ganharão, a empresa e a empregada que se sentirá tranquila.

Com relação ao pagamento, como está em cima da hora, e bom combinar com a empregada, eu por exemplo, quando isso acontece, logicamente que não dá tempo, então combino com a empregada que faremos no dia xx (normalmente um dia antes do inicio das férias, por causa do exame medico (aso)).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade