x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.865

Férias vencidas e licença-maternidade

Roberta da Silva Ramos

Roberta da Silva Ramos

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a) Vendas
há 7 anos Sábado | 2 dezembro 2017 | 16:25

Olá!

Trabalho na empresa desde abril/2015, em abril/2016 teria direito à férias, porém, tirei em abril/2017 quando já estava vencendo outra.
Em maio deste ano (quando voltei de férias) descobri que estava grávida, e a data prevista para o parto é 21 de janeiro, ou seja, minha licença será mais ou menos de janeiro a maio, quando estará vencendo as segundas férias.
Minha dúvida é, pode vencer duas férias durante a licença-maternidade ou obrigatoriamente meu empregador deveria me dar pelo menos uma antes da minha filha nascer?

Obrigada desde já!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sábado | 2 dezembro 2017 | 16:52

Roberta, boa tarde.
Vamos supor que sua segunda férias vencem em 02.04.2018, e você sairá de licença em 20.01.2018, então faltará para vencer a segunda

Janeiro = 12 dias
Fevereiro = 28 dias
Março = 31 dias
Abril = 01 dia

Totalizando = 72 dias.

Desta forma, o empregador após o seu retorno terá até 62 dias (72 - 30) para conceder as férias sem pagar em dobro.

O que sugiro a você e que já comunique ao seu empregador que gostaria de sair de férias, logo após o termino da licença Maternidade, supondo que a criança nasça em 21.01.2018, então temos

Janeiro = 12 dias, a partir do dia 20.01.2018 seu afastamento
Fevereiro = 28 dias
Março = 31 dias
Abril = 30 dias
Maio = 18 dias

Então, o seu retorno estaria previsto para o dia 19 de Maio de 2018, e já comunicando (antes de se licenciar), assim quando faltar 10 dias para o termino da licença, entrará em contato com a empresa para tratar do pagto das férias, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade