x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 7.470

Responsabilidade Folha de Pagamento

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2017 | 20:28

Pessoal,

Me deparei com um dúvida que gostaria que me ajudasse a saná-la.

A folha de pagamento é prerrogativa do contador ou administrador? A responsabilidade é do contador da empresa ou pode ser também do administrador?

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

há 7 anos Sexta-Feira | 22 dezembro 2017 | 14:32

Sueli:

Sim, concordo.

Mas a dúvida é porque estava lendo uma material onde nele não deixa claro que a responsabilidade pela folha de pagamento é do contador.

Li que a folha pode ser uma prerrogativa também do [u]administrador, não necessariamente a folha é obrigação do contador.

Em muitas empresas o RH não funciona no setor de contabilidade, neste caso a folha fica sob a responsabilidade do Administrador.

Na minha opinião, tanto o contador como o administrador podem responder pela folha. Ou seja, não precisa de CRC para ser responsável pela folha, apesar do contador ser o responsável pelas demonstração contábeis diante da RFB.

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Viçosa - MG

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 22 dezembro 2017 | 14:37

Na verdade a responsabilidade é de quem passa as informações da folha, normalmente o contador só lança o que é passado a ele. A partir do momento que ele recebe as informações corretas, a responsabilidade já passa pra ele fechar os pagamentos e impostos. Aqui no escritório não fazemos nada de boca, sempre por email ou por escrito, pra evitar o famoso "eu não disse isso" ou "eu não autorizei isso".

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 22 dezembro 2017 | 15:31

Marcelo de Paula

Na minha opinião, tanto o contador como o administrador podem responder pela folha. Ou seja, não precisa de CRC para ser responsável pela folha, apesar do contador ser o responsável pelas demonstração contábeis diante da RFB.

Exatamente.

Em escritórios de contabilidade, para fornecer um serviço completo, fazemos a folha das empresas, mas se elas quiserem processar na empresa mesmo, podem contratar um Aux. Administrativo para tal.

Em grandes empresas, o Contador realmente não é o responsável pela folha e sim o DP que normalmente tem profissionais de formações diversas.

A questão é que o Departamento Pessoal é um setor bem complexo, por lidar diretamente com o dinheiro da empresa e dos funcionários e com leis extremamente subjetivas, demandando um profissional qualificado para tal... não importando sua formação.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

há 7 anos Quarta-Feira | 27 dezembro 2017 | 19:19

Jorge e Karina!

Obrigado pelo esclarecimento, foram informações relevantes (importantes) para a pesquisa que estou fazendo.

Tópico foi esclarecedor.

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Viçosa - MG

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2017 | 07:59

A questão é que o Departamento Pessoal é um setor bem complexo, por lidar diretamente com o dinheiro da empresa e dos funcionários e com leis extremamente subjetivas, demandando um profissional qualificado para tal... não importando sua formação.

Pior de tudo Karina é vc ouvir dos outros setores que o DP é o mais simples do escritório, que basta saber calcular 1/3 de férias que dá conta do setor. Já ouvi muito isso e tbem já vi muitos quebrando a cara quando tentam fechar uma folha e os impostos.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2017 | 09:58

Jorge Fernando

Pois é...na verdade, nenhum setor da Contabilidade é simples, cada um tem suas peculiaridades, mas o DP eu acho um tanto mais complexo por lidar diretamente com os funcionários....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade