x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 26.097

GPS pago na competência errada

Flavinha

Flavinha

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 13:04

Oi gente, tudo bem?

Tenho uma empresa no Simples Nacional. Aí hoje meu contador disse que está pendente o pagamento do GPS de 09/2016 (sim, do ano passado e só avisou agora em dezembro de 2017), mas sempre pago então achei estranho.

Quando fui ver no extrato, estava mostrando que paguei sim antes do vencimento, mas paguei registrando o mês 08/2016. Então no final paguei DUAS vezes o GPS em 08/2016 e ficou constando pendente 09/2016. Ainda assim, como GPS dos dois meses têm o mesmo valor de R$96,80, gostaria de saber como posso corrigir isso?

Meu contador disse que vai sair mais caro corrigir isso na receita do que simplesmente pagar novamente a guia (e nem disse que tinha multa/juros que acabei de descobrir que vai ter), isso é verdade? Vai sair tão caro assim "corrigir" do que pagar com multa/juros?

Eu fiz uma pesquisa rápida e achei tópicos de 2013/2014 falando que era só imprimir um documento de Retificação que o site da receita disponibiliza e levar na Receita com data agendada. Seria só isso mesmo? Se sim, então meu contador está tentando cobrar algo de mim acho pelo serviço de correção... Mas se eu puder corrigir eu mesma, precisa de mais algum documento original ou com cópia simples ou autenticada para levar na Receita junto com esse documento de retificação? Precisa autenticar algo também?

Sei que para alguns o valor pode não ser significativo, mas para mim o valor é bem relevante sim e pesa nos meus custos considerando o tamanho do meu negócio ainda e dinheiro é dinheiro (ainda mais pagar uma coisa com mais de um ano de atraso)... Por isso gostaria de saber se alguém possui alguma solução ou se realmente meu contador está correto e é melhor pagar novamente?

Obrigada!!

SUELI MITIKICHUKI CORREIA DA SILVA

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 7 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 13:29

Flavinha tem como solicitar restituição sim na Receita Federal acho que é preguiça infelizmente, temos um escritorio no Parque São Lucas SP e não cobramos para recálculo de guias e uma série de coisas agora tem uns profissionais que deixam muito a desejar sendo que o erro foi dele, absurdo não tem que pagar nada novamente não, pede para ele montar o processo e pedir restituição o erro foi dele e voce paga mensalidade para ele para que?

Sueli M.Correia da Silva
Flavinha

Flavinha

há 7 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 13:43

Oi Sueli! Obrigada pelo retorno!

Essa contabilidade que estou atualmente foi recomendada por um amigo na verdade e não fica muito distante fisicamente, por isso quando abri a empresa fui até visitar e estou com ela desde então.

E no caso do GPS que disse acima fui eu quem pagou errado na verdade (eu inseria manualmente no banco Itaú na época e puis 08 ao invés de 09, então foi um erro meu), não é culpa deles não hehehe. Mas quando me disse no email que "sairia mais caro corrigir do que pagar" aí fui pesquisar para ver se não tinha outra solução...

Mas realmente não sei como funciona cada contabilidade, se normalmente a gente tem que perguntar se há irregularidades ou se avisam mensalmente, como cada um cobra e o que inclui no serviço, se deveria ter visto as possibilidades no contrato e negociado de não cobrar correções mesmo sendo 1x ao ano que possa errar, etc etc... Nem imaginei essas coisas e como é a primeira empresa acho que ainda passo por muita falta de conhecimento e experiência (mesmo essa guia do GPS tendo passado mais de um ano, é um pouco vergonhoso, mas só agora descobri que é possível ter pendências sem saber por erros/descuidos... E por isso agora vou buscar me informar todo mês com eles sobre pendências).

Ah e aí sobre essa retificação, você poderia me auxiliar informando como funciona mais ou menos e o que devo fazer? Parece que é só imprimir e levar na Receita, seria isso mesmo fácil assim?

É que acabei de ver no email (minha contabilidade entra de féria hoje, então vai ficar difícil até Janeiro) que "a gente só preenche se for feito aqui" que acho que seria o custo de retificação com eles. Então acho que vou ter que fazer por aqui mesmo com as informações que conseguir.

E super obrigada pelo apoio e as palavras, Sueli! Parabéns pelo trabalho!!

Flavinha

Flavinha

há 7 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 14:38

Nossa Karina, parece bem simples mesmo! Muito obrigada!!

Ah e o que seria "2) Original ou cópia autenticada da GPS a ser retificada"?
Normalmente é um PDF que me enviam que imprimo, isso já não seria o Original?

E o formulário vi também que tem "assinatura/reconhecimento de firma" então tem que reconhecer, correto?

E "original ou cópia autenticada do documento de identidade" então se é o sócio mesmo que vai é só levar a CNH que está sempre junto, certo? Não precisa da cópia autenticada.

Nossa muito obrigada pela ajuda!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade