x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.733

Vale Transporte

RITA DE CASSIA

Rita de Cassia

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 19:53

Olá, Boa Noite.

Trabalho em um escritorio contabil onde recebo o Vale Alimentação no valor de 7,00 dia. Minha duvida é o seguinte : Eu pego vale transporte somente para ida e volta e o escr desconta 6% do meu salario, mais eu almoço em minha casa e uso onibus para isso. Se eu pedir no escritorio o vale transporte para o almoço tambem, ele ira descontar somente os 6% ?

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 20:09

Rita,

Boa noite !!

O desconto do vale transporte, não importa se 2 ou 4 vales dia, é de 6% do salário, limitado ao valor pago pelos vales.

O desconto no seu salário é 6% ou outro percentual inferior se constar na convenção coletiva da sua categoria.

Espero tê-la ajudado.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 02:08

Devo destacar, Rita, que o VT é devido unicamente para o transporte diário de ida e volta ao trabalho.
Se vc trabalhasse em jornada inferior a 6h não faria jus à 1 hora de intervalo para descanso (utilizada para almoço), mas sim a 15 minutos, assim, a empresa não teria porque fornecer tal transporte no horário de descanso.
O Vale Transporte, Rita, não é para ser utilizado no horário de descanso, exceto se a CCT da categoria assim determinar em virtude da empresa estar muito longe do comércio, não dispôr de local próximo para refeições...etc, etc.
Vc pode até tentar pleitear, mas a empresa não é obrigada a fornecer o VT para uso no horário do descanso, lamento.

Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 13:26

Penso igual ao Afonso, se voce recebe VR e não utiliza é uma opção sua, mas a empresa realmente está desobrigada de fornece-lo para vc ir almoçar em casa.
Agora se vc mora longe e tem de pegar duas ou tres conduções para ir e o mesmo tanto para vir ao trabalho a empresa é obrigada a lhe fornecer e continuar descontando os mesmos 6% sobre seu salário, mensalmente.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade