x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.254

INSS sobre o complemento do 13

Jane

Jane

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 25 dezembro 2017 | 18:58

Boa tarde!

Pessoal,fazendo a folha de pagamento dos funcionários eu vi que algumas pessoas o sistema gerou um complemento de decimo terceiro na folha de dezembro...ou seja aquelas medias de gratificação,horas extras,insalubridade e etc pagas na folha de dez/17.

Minha dúvida é na alíquota do INSS 13 do complemento... deixa eu explicar melhor... alguns desses funcionários na folha da segunda parcela do decimo descontou 11 do INSS...e quando gerei a folha alguns desses tiveram medias mas o sistema ta descontando 8% de INSS sobre essas medias pq o valor é baixo e na tabela realmente é 8%.... mas o correto não seria ele pegar como base a alíquota de INSS da segunda parcela? ou seja 11?

Segue abaixo o pagamento:

2ª Parcela do 13 salario - 3.000,00 Desconto de INSS 11%

Complemento de 13º - 100,00 Desconto de INSS 8%

Minha dúvida é isso...não seria certo ser 11% os dois?

Fico no aguardo

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 26 dezembro 2017 | 08:42

Jane, bom dia.
Precisa parametrizar o sistema, porque ele está calculando errado, o correto e somar a base da segunda parcela + a base da complementação, aplicar a tabela e deduzir o que já foi descontado na segunda, exemplo

Segunda Parcela = base R$ 3.000,00
Complementação = base R$ 300,00

Soma = 3.300,00 x 11% = 363,00 - 330,00(segunda parcela) = 33,00, esse será o valor da complementação, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade