Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 833

Compensação de jornada em semanas com feriados

Alana Bueno Kravutschke

Alana Bueno Kravutschke

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Financeiro
há 7 anos Terça-Feira | 26 dezembro 2017 | 00:03

Boa noite colegas,

Tenho uma duvida: se determinado funcionário é contratado para trabalhar por 44 horas semanais, cumpre jornada diária de 8h + 48m de segunda a sexta - compensando assim o sábado, como fica a situação dele em semanas que contém feriado? Pois no dia que que for feriado ele deixará de compensar o sábado, ficando "devendo" 48m para a empresa. ele deveria então compensar esses 48m nos outros dias da semana para fechar sua jornada ou essa compensação é abonada junto com o dia que foi feriado?

E principalmente, como fica a situação dele se o feriado for no sábado? Ao meu entendimento não há necessidade de compensação, visto que o dia a ser compensado não seria trabalhado.

está correto?

Alana Bueno
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 26 dezembro 2017 | 14:30

Alana, boa tarde.
Se o feriado for dentro da semana, ou seja, segunda/sexta, então não muda nada,a jornada diaria continua a mesma, mas se o feriado for no sábado, então a jornada de segunda à sexta deverá ser menor, supondo que a jornada no sábado seja de 4 horas, então nessa semana a jornada de segunda à sexta será de 08 horas,ok.

Lembro também que algumas empresas já fazem a jornada diária, deduzindo todos os feriados de sábado, então precisa verificar com a empresa se existe esse calendário de compensação.

Aqui por exemplo, fazemos o calendário do ano seguinte no final do ano, nele incluimos os sábados que não seja feriado, incluimos a segunda e quarta feira de carnaval, depois dividimos a hora a compensar pelos dias uteis do ano, desta forma temos os minutos a compensar.
Depois divulgamos e colhemos a aprovação ou não dos empregados, se positivo protocolamos no sindicato e afixamos no quadro de aviso, para que os empregados possam ficar ciente, comunicamos também a diretoria, e toda a gerência, para que eles possam se programar, tanto na venda quanto ao recebimento pelo almoxarifado. ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade