Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 485

cálculo de férias, 13º e Rescisão

IURY MARTINS

Iury Martins

Bronze DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 15:07

Boa tarde!
Se não for muito incomodo para vocês, eu gostaria que me explicasse os seguintes cálculos de férias, 13º e rescisão com incidência de Aper, Horas extras e A.N. Eu sou recém formado e tive pouca prática em estágio, os cálculos que eram feitos eram os simples sem incidência de nada. Comecei a estudar por livros e internet para me aprofundar melhor nesses cálculos, mas ainda sinto um pouco de dúvida a respeito. Esse ano pretendo começar a trabalhar na área contábil e entender esses cálculos corretamente é muito importante para não fazer o cliente onerar de formar errada.
Ao meu entender é feito da seguinte forma cada um para a base cálculo.

Férias: Salário + Média de Horas extras + AN + Aper = Salário Base para cálculo.
13º : Salário + Média de Horas extras + AN + Aper = Salário Base para cálculo.
Rescisão: Saldo Salário e a base de cálculo para férias proporcional e 13º.

Se meu raciocínio estiver errado, por favor me corrija explicando com um exemplo prático.

Atenciosamente,
Iury Martins

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 15:58

Iury, boa tarde.
Depende de cada verba, por exemplo
Férias = a média tem que ser dentro do periodo aquisitivo
13º = a média tem que ser dentro do ano, ou seja, a partir de janeiro encerrando em dezembro
Av.Prévio = média dentro dos ultimos doze meses trabalhado.

Média, tanto da hora extra quanto do adicional noturno.

A sua formula a principio está correta.

Sugiro a você que está interessado em ingressar na área de d.pessoal esse livro

www.ltreditora.com.br

excelente livro, tem tudo bem explicado ref a area de depto pessoal, (chamo de biblia do depto pessoal).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade