x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.999

Aposentadoria por invalidez acidente de trabalho

Mirla Anselmo Alves

Mirla Anselmo Alves

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 08:40

Bom dia !

Estou com um problema bastante discutido neste fórum, mas sinceramente ainda tenho duvidas sobre o modo correto de agir.
Empregado estava afastado pelo tipo acidente de trabalho, depois de um certo tempo o INSS concedeu a aposentadoria por invalidez, a empresa que fazer o acerto do funcionário. Creio que existe um prazo do INSS para conceder a aposentadoria definitiva ?

Grata pela orientação de todos que puder me ajuda.

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1 , Analista
há 7 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 11:53

cara mirla e katia

lendo sua questão e resposta fiquei com uma duvida , tenho varios funcionarios afastados por invalidez, alguns com mais de 10 anos,supondo que os mesmo venha a aposentar definitivamente por idade, pode a empresa demiti-los?? afinal aposentadoria nao encerra o contrato , e os mesmo nao estao aptos para o trabalho nesse caso qual seria o procedimento correto ??

grato

Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 11:55

Bom dia!

Paulo, neste caso - na conversão da aposentadoria por invalidez em definitida (por idade) - a empresa pode sim efetuar a dispensa sem justa causa do empregado. Lembrando que aposentadoria não é motivo para rescisão, mas nada impede que seja feita.

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1 , Analista
há 7 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 15:34

boa tarde

só a titulo de informação, na minha empresa tem funcionarios aposentado por invalidez a 12 anos , e o inss nao altera o beneficio de invalidez para aposent. definitiva ou por idade,segundo informação da agencia do inss local, para a transformação da aposentadoria de invalidez por idade só com pedido do segurado, porem, ninguem o faz, pois a valor do beneficio reduz muito, ano passado houve dois casos de falecimentos de funcionarios que estavam aposentados por invalidez na empresa a mais de 10 anos.

grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade