x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.338

Responsabilidade Técnica

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 16:21

Se uma empresa por exemplo que vende remédios veterinários, precisa de um responsável técnico, eu como empresario estou obrigado a assinar a carteira de trabalho dele ou, posso fazer umcontrato de prestação de serviço mediante recibo de pagamento, sem precisar recolher INSS no caso ele sendo autônomo?

Obrigado desde já

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 15 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 16:33

Guilherme

Em primeiro lugar, mesmo o autonomo vc tem que reter 11% do valor para INSS, e se a empresa não for optante pelo SIMPLES, tem + 20% da parte da empresa. Mas se ele realizar serviços para vc, como autonomo, ele não poderá ter um horário fixo e nem trabalhar todos os meses, porque assim caracteriza um vinculo empregatício e ele sai de autonomo para empregado.

No seu caso ele pode ser um prestador de serviços, mas tem que ter um contrato de uma empresa, prestadora de serviços, com a sua empresa e emitir assim uma nota fiscal.

abraços

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 16:38

Obrigado Patrycya,

Ma ele sendo pessoa fisíca e eu não assinando a carteira dele e nem contratá-lo como autonomo, tem outra maneira q eu possa fazer?

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 15 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 16:43

Guilherme

Infelizmente não, não tem um tipo de contrato informal:

ele tem que ser autonomo, seu funcionário ou empregado de uma empresa prestadora de serviços.

Agora se vc acatar a informalidade, fique ciente dos riscos que poderá ter, tais como, fiscalização, processo trabalhista, e outros.

abraços

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade