Marcelo
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá a todos, essa semana um amigo me perguntou como ele regulariza a situação dele no INSS. Como eu não trabalho no DP (faço mais a parte fiscal de empresas) fiquei na dúvida talvez vocês possam me ajudar.
Ele falou que compareceu no INSS para saber quanto tempo falta para se aposentar, a atendente falou que ele tem que "escolher" se irá se aposentar como autônomo ou não, explicando melhor a situação dele: Ele por vários anos trabalhou de carteira assinada depois saiu da empresa e ficou um período sem pagar o INSS, depois voltou a trabalhar com carteira assinada por mais um período e saiu, e ficou entrando e saindo de empresas por um tempo, ou seja, várias lacunas sem contribuir. E por último ele há algum tempo começou a contribuir como autônomo (salário mínimo), por esse motivo eu acho que a atendente perguntou a ele se quer pagar essa lacuna da época que trabalhava de carteira assinada ou não, alguém sabe o que ele pode fazer?
Eu pensava que juntava todo o período de contribuição caso já tenha direito a se aposentar e fazia uma média e pronto! Não consegui entender porque ele tem que escolher.