x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.634

Retorno antes de perícia INSS

Leo Henry

Leo Henry

Bronze DIVISÃO 2 , Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 16:37

Caros, gostaria de ouvir o entendimento de vocês sobre uma questão que já foi discutida aqui anteriormente, mas o caso é um pouco diferente e pode ter havido atualização de jurisprudência ou novas portarias.

Um funcionário quebrou um dedo trabalhando aqui na empresa. Foi afastado pelo médico por 30 dias - portanto já consideramos diretamente que irá para o INSS.

Entretanto, só conseguiu agendar a perícia para Abril e agora, passados 20 dias do acidente, se sente apto para trabalhar e quer retornar.

Caso o médico do trabalho faça a liberação, podemos aceitá-lo no restaurante antes da perícia? Mais do que isso: somos obrigados a aceitá-lo?

Tenho medo de aceitar o retorno e depois haver uma "piora da condição" e também de não aceitar e o funcionário poder entrar com ação dizendo que estamos impedindo ele de trabalhar apesar do laudo.

Como ele também diz desejar retornar ao trabalho (até para não ficar tanto tempo sem salário), ele pode "cancelar" o pedido de auxílio-doença e o registro de acidente de trabalho no INSS?

Agradeço desde já!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 16:49

Leo Henry

Olha, se o médico deu um atestado de 30 dias, sugiro aguardar esse prazo e depois retornar para uma nova avaliação, mas, se ele se sente bem desde já, pode retornar nesse médico para uma avaliação agora e obter um laudo constando a data de liberação para o trabalho.

Quanto á perícia, não é preciso ele aguardar até abril sem trabalhar...se o médico liberar, ele retorna ao final dos 30 dias ou até antes, com o laudo médico indicando a data da alta. (esse laudo ele deverá levar no dia da perícia).

Ele não pode desmarcar no INSS, pois só receberá da empresa 15 dias e para receber o restante necessita passar pela perícia.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 fevereiro 2018 | 09:41

Leo Henry

Lembre-se que ele deve passar elo médico do trabalho tb para obter o ASO de retorno ao trabalho.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade