x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 16.693

Redução Salarial com Mudança de função

Maurício Souza

Maurício Souza

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 21 fevereiro 2018 | 08:58

Bom dia,

Tenho uma empresa que tem uma gerente comercial e o salario dela é alto, mas para fins de redução de custo operacional da empresa, a dona do estabelecimento decidiu mudar a função com consentimento do funcionário e logo a redução salarial.

minha duvida é, eu posso fazer essa redução salarial e mudar a função ou tenho que fazer a rescisão dela e fazer a admissão?

att. Maurício

Visitante não registrado

há 8 anos Quarta-Feira | 21 fevereiro 2018 | 09:34

Maurício Souza

A legislação é clara quando diz:

Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia."

OU seja mesmo que você rebaixasse ela de cargo e mantivesse o salário haveria prejuízo moral a empregada. Então NÃO você não pode mudar ela de cargo e baixar o seu salário.

Não pode também demitir e contratá-la em cargo inferior logo depois, pois também pode ser considerado fraude, além da diferença salarial em ambos os casos o empregado pode pedir danos morais.

O que você poderia fazer é caso a Gerente tivesse um cargo de confiança então tirá-la do cargo de confiança e assim tirar os acréscimo salarial de cargo de confiança e isso somente se ela trabalhasse na empresa anteriormente em outro cargo, pois se fosse contratada diretamente como gerente tal opção não existe.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies