x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 530

Declaração de horas e DSR

Jhonatan volochen

Jhonatan Volochen

Iniciante DIVISÃO 4 , Vendedor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 11:08

Olá, gostaria de tirar uma duvida sobre a declaração de horas emitida pelo SUS.

Trabalho em uma empresa, no periodo das 09:00 as 17:30 de seg a sex, e das 09:00 as 16:00 aos sabados.

no dia 17/02(sabado), nao me senti muito bem e devido a isso, acabei nao indo trabalhar. Porem so consegui ir ao medico as 14:30.

tomei a devida medicação e o medico apenas autorizou uma declaraçao de horas até as 16:40.

Minha duvida é a seguinte;

A empresa é obrigada a aceitar a declaração de horas?
A mesma tem direito de descontar o dia integral sem abater as horas?
A empresa pode fazer o desconto do DSR, mesmo justificando o nao comparecimento?

Desde ja, agradeço.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 14:28

Jhonatan Volochen boa tarde!

Vejamos!

A empresa é obrigada a aceitar a declaração de horas? (*não, salvo previsão em cct ou em decorrência do art. 473, XI).
A mesma tem direito de descontar o dia integral sem abater as horas? sim
A empresa pode fazer o desconto do DSR, mesmo justificando o nao comparecimento? sim

LEI Nº 605, DE 5 DE JANEIRO DE 1949.
Art. 6º Não será devida a remuneração quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Jhonatan volochen

Jhonatan Volochen

Iniciante DIVISÃO 4 , Vendedor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 14:55

Muito obrigado, apenas mais uma duvida.

Trabalho com vendas, nao recebo horas extras e nem banco de horas, mas sempre passo do horario em diversos dias. Assinamos um ponto manual apenas pra constar a presença.

Se nos meses antecedentes eu tiver "banco de horas" suficiente ,posso pedir o abatimento das demais hora da "falta" ?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 15:00

Jhonatan Volochen,

O banco de horas tem a finalidade de compensar as faltas e horas extras e vice e versa dentro de prazos pré estabelecido.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade