x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 678

ACIDENTE DE TRABALHO - Agulha usada

KELLE

Kelle

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 10:26

Bom dia amigos.
Uma funcionária se furou com a agulha usada numa paciente para tirar sangue, a funcionária já está tomando o coquetel e fazendo os exames. Mas ainda não pegou nenhum atestado. Como eu faço nesse caso? Não consigo emitir a CAT por que não tenho a data do atestado, (o acidente foi dia 14/03/2018).
1) Essa funcionária estava cumprindo aviso, eu posso demiti-la normal?
2) Se o atestado for menos de 15 dias como fica a situação?
3) Se for mais de 15 dias? A empresa diz que ela talvez não terá atestado por que consegue trabalhar normalmente, enquanto aguarda os resultados.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 10:59

Kelle, bom dia

1) Essa funcionária estava cumprindo aviso, eu posso demiti-la normal?
R - Para segurança da empresa é melhor aguardar o resultado.

2) Se o atestado for menos de 15 dias como fica a situação?
R - Antes de concluir a demissão e melhor verificar com o médico do trabalho.

3) Se for mais de 15 dias? A empresa diz que ela talvez não terá atestado por que consegue trabalhar normalmente, enquanto aguarda os resultados.
R - Vai depender da resposta do item 1 e 2. (situação delicada).

KELLE

Kelle

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 14:15

Carlos, agradeço pelas respostas.
Como disse antes, o empregador disse que ela não tem atestado por que ela não precisa se afastar, agora fico com duas duvidas. Não sei se podemos demiti-la ao final do aviso e também não sei como preencho a cat visto que ela não se afastou. Mas sei que tenho que preencher a cat até hoje pois o acidente foi ontem.

Visitante não registrado

há 7 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 17:13

Kelle

Podemos abrir CAT sem atestado medico?

Informamos que para fins de cadastramento da CAT, caso o campo atestado médico do formulário desta não esteja preenchido e assinado pelo médico assistente, deverá ser apresentado atestado médico, desde que nele conste a devida descrição do atendimento realizado ao acidentado do trabalho, inclusive o diagnóstico com o CID, e o período provável para o tratamento, contendo assinatura, o número do Conselho Regional de Medicina, data e carimbo do profissional médico, seja particular, de convênio ou do SUS.

Assim, entendemos que a CAT sem atestado médico somente poderá ser aberta se o campo de Atestado Médico da CAT for preenchido e assinado pelo médico.

Base Legal – IN INSS/PRES nº77/15, art.329, §5º.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

GABRIELA SAMY

Gabriela Samy

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 17:54

Kelle

Boa tarde,

Ela não precisa ficar afastada para fazer a CAT. O próprio hospital emiti o formulário.

É bom ir atrás e fazer essa CAT pra não problema futuro.

Caso não dê tempo de entregar, entregue depois.
Por que já entreguei CAT com meses de atraso e até agora obtive problema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade