x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 661

Contribuição Sindical

André Luiz

André Luiz

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 15:01

Boa tarde pessoal,

Alguns sindicatos estão enviando um comunicado informando que a contribuição sindical deve ser paga e descontada dos funcionários normalmente, porém por lei a contribuição não é mais obrigatória. O que fazer nesse caso?

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 15:22

Boa tarde André!

Estou com a mesma situação aqui. Ontem entrei em contato com alguns sindicatos e eles informam que a lei atual é inconstitucional, e que o desconto deve ser feito. Estou sem saber o que fazer.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 15:28

Boa tarde;

Tambem estou com esse problema. Liguei em todos os sindicatos; alguns disseram que não irão exigir a contribuição sindical, mais outros estao irredutíveis e dizem q a Lei é inconstitucional.
Estou pensando em descontar apenas se o funcionário autorizar ou se o sindicato tiver alguma decisão judicial em favor dele sobre o desconto.
Temos que ficar atentos e ser bem firmes, pois se fizermos o desconto sem autorização podem ter certeza que os empregados exigirão a devolução dos valores.

Atenciosamente,

Luciana Arrais
Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 15:43

Essa guerra ainda vai longe... A grande maioria dos sindicatos vão mesmo dizer que o desconto é devido, que a lei é inconstitucional e tudo isso.
A maioria estão recorrendo judicialmente, mas é direito deles. Já vi "ameaças" de todos os lados.
O que a maioria está fazendo é descontar somente quando o empregado autoriza, se descontar sem autorização certamente o empregado vai exigir a devolução. Enquanto não sai a decisão final de que é pra ser descontado ou não, a grande parte vai seguir a Lei e não faze-lo.

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 15:45

Eu pensei na seguinte possibilidade: Orientar que todos os funcionários façam uma carta de próprio punho, falando que não autorizam o desconto a título de Contribuição Sindical, para de alguma forma tentar resguardar as empresas.

Caso futuramente a Lei seja alterada, pelo menos que não seja feita a cobrança de juros e multa. Mas não sei se ajudará de alguma forma.

Essa guerra sindical deixa a gente doido.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
JULIANE ROSSI

Juliane Rossi

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 15:47

Boa tarde,

Estive pesquisando e o assunto esta em alta nos portais, segue link para orientação de vocês.

https://www.jornalcontabil.com.br/atencao-advogados-recomendam-que-empresas-nao-recolham-contribuicao-sindical/

Anteciosamente,

Juliane Rossi
SUELI MITIKICHUKI CORREIA DA SILVA

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 7 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 16:07

Pammela jamais vou perder meu tempo ligando para sindicatos e é obvio que vão falar que tem que recolher estão desesperados, já fechei boa parte das folhas de pagamento e não descontei e só vou descontar se tiver carta do funcionário autorizando a descontar

Sueli M.Correia da Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade