x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 593

Estabilidade pós auxílio doença por acidente de trabalho

Fernando Medeiros Machado

Fernando Medeiros Machado

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 15:34

Boa tarde,

Tem um empregado na minha empresa que esteve afastado do trabalho por 10 anos em razão de acidente de trabalho.

Em julho do ano passado, o mesmo retornou ao trabalho após o INSS reintegrá-lo na empresa em função distinta da que executava porque não pode mais exercer a antiga.

De mecânico passou a auxiliar administrativo.

Atualmente, o mesmo encontra-se afastado há mais de 15 dias porque está com problemas relacionados aos que foram adquiridos com o acidente no trabalho.

Minha pergunta é: a estabilidade de um ano dele, que venceria em julho, continua valendo, ou a partir deste afastamento a mesma recomeçará após o retorno?

Agradeço a atenção.

Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 14:55

Boa tarde!


      Um funcionário que ficou afastado após acidente de trabalho, teve alta do Inss e voltou a trabalhar, porém irá entrar novamente de benefício pois terá que operar ( devido ao acidente de trabalho que teve). A estabilidade dele irá reiniciar a contagem devido esse novo afastamento?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 14 junho 2019 | 09:53

Fabiana, bom dia.
Sim, e além disso tem caso que a estabilidade vai até a aposentadoria, tenho 02 casos aqui, um ainda resta 10 anos para ele se aposentar e outro falta 05 anos, infelizmente a empresa não poderá dispensar e mesmo ele pedindo demissão terá que ser feito na Justiça do Trabalho na presença do Juiz(a) com os advogados. Quem determina a estabilidade até a aposentadoria e o médico do trabalho, ok..

Maiara da Silva

Maiara da Silva

Prata DIVISÃO 2, Assistente Recursos Humanos
há 4 anos Sexta-Feira | 14 junho 2019 | 10:24

Tenho uma dúvida também. Uma funcionária sofreu um acidente de trabalho em Fevereiro de 2018, abriram a CAT e a mesma ficou apenas 15 dias de atestado, passou no médico e o mesmo deu alta informando que não teria a necessidade de dar mais dias de atestado para que ela se afastasse pelo INSS. Em Outubro essa mesma funcionária alegou sentir dores e se afastou por 23 dias , o benefício com concedido pelo INSS , ela retornou passou pelo médico do trabalho e não se afastou mais.

Fico na dúvida de quando acabará a estabilidade da mesma.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.