x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 934

Demissão apos negado pedido de afastamento pelo INSS

Fernanda Mutolese

Fernanda Mutolese

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 09:26

Bom dia pessoal,

Estou com um probleminha aqui no escritório, a respeito de uma doméstica que pegou um atestado por tempo indeterminado e teve seu pedido negado pelo INSS.

O INSS julgou que a mesma está apta ao trabalho, por não acordar com essa decisão, esta movendo um processo judicial contra o INSS e não retornou as suas atividades laborativas, fazendo com que, o empregador contratasse outra pessoa para ocupar o seu lugar enquanto briga judicialmente. Acontece que ela, não sabe o que fazer, pois esta sem receber salario e tem medo de retornar ao trabalho e o INSS julgar improcedente novamente.

Ela conversou com o empregador e apareceu aqui no escritório com a carteira dizendo que o mesmo vai dispensá-la!

Me tirem uma dúvida, eu entendo que enquanto a questão judicial com o INSS não se resolve, o empregador não pode dispensá-la, mas contando que o INSS indeferiu o pedido de afastamento, o correto é lançar no sistema seu retorno e assim lançar faltas ou manter o empregado afastado até que chegue a uma decisão?

Guilherme Siqueira

Guilherme Siqueira

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 09:36

Fernanda, no meu entendimento a funcionária fica afastada até resolver essa situação.. Se você dispensa-la ou dar faltas pra ela nesse período em que ela está no limbo, creio que terá problemas futuros. O interessante é ela pegar laudo no médico dela, falando que ela não está apta a retornar, e você arquivar essas documentações dela, encaminha la ao médico do trabalho e etc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade