Vivitavares
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita FiscalBoa Tarde !
Estou com Uma Duvida a Empresa Pode Proibir o Funcionário de Mexer No Celular Nos 15 Minutos do Café ?
Att
respostas 7
acessos 6.404
Vivitavares
Estou com Uma Duvida a Empresa Pode Proibir o Funcionário de Mexer No Celular Nos 15 Minutos do Café ?
Att
Guilherme Ferreira Barbosa
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)To deixando a mensagem aqui pra saber a resposta também.
Guilherme Siqueira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista AdministrativoSim,
Não há nada na legislação falando ao contrário. Muitas empresas adotam essas praticas e os funcionários assinam essas normas das empresas no ato da admissão, algumas permitem o uso apenas fora da empresa outras até disponibilizam armários para guardar os celulares e orientam em caso de necessidade que liguem na empresa para falar com o funcionário.
Att,
Guilherme.
Vivitavares
Guilherme ,mas quando o funcionário não assinou nada sobre essa norma que a empresa impôs ele e obrigado a cumprir ?
se a norma foi decidida a pouco tempo .porem nada assinada apenas comunicação verbal eu sou obrigada a cumprir ?
Att
Adriano Rodrigues Fiori
Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Recursos HumanosAté onde sei esses 15 minutos de café que muitas empresas concedem aos colaboradores são simplesmente "benefício" (não confundir com os 15 minutos de intervalo para quem tem carga horária de 4 horas), e não possui nenhuma regulação legal (talvez tenha em algumas CCTs).
Por isso, por mais que eu seja contra, por se tratar de benefício e não obrigatoriedade, acredito que nada impede a empresa de impor suas regras. Podendo o descumprimento causar o término do benefício. Acredito também que uma conversa, explicando os motivos, pode ter bons frutos.
Ao meu ver, esses 15 minutos te objetivo de relaxamento, contudo para muitos o celular serve como ponto de relaxamento também. E também pode ser o momento ideal para fazer uma ligação / mensagem importante, evitando assim interromper a hora efetiva de trabalho.
Esse é meu ponto de vista, porém, como disse, acredito que não há legislação sobre isso, então tudo se resolve no diálogo.
Já vi outras perguntas semelhantes aqui no Fórum, da uma pesquisada para ver mais opiniões.
Contador, aprenda aqui o passo-a-passo para iniciar seu escritório de contabilidade do absoluto zero!
Guilherme Siqueira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista AdministrativoVivianer,
Pode ter sido uma falha da empresa não fazendo uma comunicação correta e coletado a assinatura dos funcionários, contudo como o Adriano citou talvez uma conversa com a direção da empresa resolva, ou até dar uma pesquisada no sindicato da classe. Aqui na cidade varias empresas adotam essa pratica, como eu disse são normas da empresa, como ter normas para outras coisas também, como prazo de entrega de atestados e etc.
Grato,
Guilherme.
Géssica Nascimento
Prata DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeVivianer Ribeiro da Silva
Vocês usam durante o expediente? Não né? A pergunta é: Esses 15 minutos vcs batem ponto ou estão dentro da jornada? Normalmente eles estão inclusos, e se estão, entendo que o empregador pode sim restringir o uso por estar "em expediente". Caso vc sai, bata ponto, e esse não esteja computando como jornada, ai sim concordo que pode usar. As empresas tem total liberdade de colocar as regras internas e pedir que os colaboradores sigam.
Vivitavares
Eu Entendo da Seguinte Forma ,Se não queriam que os funcionariam mexesse em celular Deveriam ter proibido desde do Inicio .
Como Nosso Amigo Guilherme Falou e Uma Norma da Empresa ,Blz ate ai eu entendo desde que essa norma seja aplicada no ato da contratação ,ou que ela seja documentada eu assine estando ciente da proibição
Onde meu Esposo Trabalha e Proibido desde do Momento que ele entrou ,ja foi notificado que não poderia mexer em celular na empresa em nenhuma hipótese somente na hora do almoço e do lado de fora da mesma . então se a empresa só me comunica por boca que ele não quer no horário do meu café eu utilizando o celular ai cabe a mim e os outros funcionários aceitarmos ou não afinal não assinei nada falando que não poderia fazer o uso do celular no meu café . mas mesmo assim pessoal obrigado pelos esclarecimento em relação a essa duvida .
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade