x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 25.850

Encerramento Empresa em Abril/2018 x Rais Encerramento

Viviane de Paula

Viviane de Paula

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 3 maio 2018 | 09:24

A empresa encerrou-se em 09/04/2018, minha dúvida é em relação ao envio da Rais de encerramento. Sei que tenho até 30 dias para o envios das obrigações de encerramento, porém no caso da Rais, como enviar uma de encerramento após o término do envio que foi em Março/2018.

No programa GDRais 2017, não consigo , pois ele acaba por sobrepor a que enviei normalmente, quando a empresa ainda estava ativa.

Alguém, por favor poderia me auxiliar?

Grata,

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 7 maio 2018 | 11:10

Olá Viviane de Paula
bom dia,

Encerramento de atividades

Encerramento das atividades no decorrer de 2018 o estabelecimento pode antecipar a entrega da declaração, utilizando o programa GDRAIS 2017 e informar no campo data de encerramento, o dia, mês e ano de quando está sendo declarada a RAIS (no formato DD/MM/AAAA), bem como a data de desligamento dos empregados. A RAIS do ano-base 2017 também deverá ser declarada, caso ainda não tenha sido entregue.
Observação: no caso de entrega antecipada da declaração da RAIS de 2018, é necessário entregar também a declaração da RAIS do ano-base 2017.

http://www.rais.gov.br/sitio/como_informar.jsf

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 28 novembro 2018 | 11:00

Bom dia Vania.

Estou com a mesma dúvida da Viviane.

Na resposta postada por você, destaco o seguinte:


Encerramento das atividades no decorrer de 2018 o estabelecimento pode antecipar a entrega da declaração, utilizando o programa GDRAIS 2017 e informar no campo data de encerramento, o dia, mês e ano de quando está sendo declarada a RAIS (no formato DD/MM/AAAA), bem como a data de desligamento dos empregados. Foi o que fizemos, utilizamos o programa de 2017. Após transmitir, a declaração ficou como "ano base 2017 - data de encerramento das atividades: 20/11/2018" Isso para mim não faz muito sentido, eu estar fazendo a declaração ano base 2017 informando o encerramento em 2018.

A RAIS do ano-base 2017 também deverá ser declarada, caso ainda não tenha sido entregue.
Observação: no caso de entrega antecipada da declaração da RAIS de 2018, é necessário entregar também a declaração da RAIS do ano-base 2017.
Já havíamos entregue 2017, e ao tentar entregar 2018 a declaração de 2017 simplesmente foi substituída no sistema. Eu consigo imprimir os dois recibos no site da RAIS, da que eu fiz no prazo e da que eu fiz agora, porém, ambas saem como ano base 2017. Mas, no sistema que gera a declaração só aparece a mais recente.

É assim mesmo que deve ficar, ou posso fazer a RAIS de encerramento lá no ano que vem?
E, fazendo agora, no ano que vem não preciso mais me preocupar com RAIS para essa empresa?

Obrigada.









---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Meire

Meire

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 14:34

Boa tarde
Gostaria de um auxilio em relação a declaração da RAIS de baixa da empresa.
Segui os passos de preenchimento, porem na hora de transmitir apareceu o seguinte erro:
Declaração rejeitada. Por favor tente novamente.
Motivo:9002: data recepção posterior ao prazo final.

Será que alguém saberia me informar o que devo fazer para conseguir transmitir.

Jessika

Jessika

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2018 | 15:05

Cesar, boa tarde!

Perfeito, muito obrigada pela ajuda!

Mas a dúvida é: as empresas extintas, tenho apenas 30 dias para efetuar as declarações... Também se enquadra nessa lista de espera?

Muito obrigada desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.