x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 352

Retorno ao trabalho - Benefício espécie 91

SHIRLEY NASCIMENTO

Shirley Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 11:16

Bom dia,

Um funcionario (zelador) esta afastado desde 2015 e essa semana o INSS envia um oficio pra reabilitaçao dele com algumas restriçoes: nao pegar peso nem se abaixar devido a problemas na cervical

No condominio do exite a funçao de zelador ou porteiro, ele como zelador teria que carregar peso e levantar e abaixar para fazer limpeza e na portaria nao tem perfil, pois nao sabe se expressar e nao e dinamnico, enfim nao tem o perfil nem escolaridade para isso.

Como devo proceder?
O INSS exige que ele volte, mas nao tem como estar com um funcionario que nao pode executar as funçoes, porém o comunicado de decisão foi como acidente de trabalho - espécie 91.

Grata

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 11:34

Shirley, bom dia.
Primeiro, você deve enviar esse pedido ao médico do trabalho, esse irá avaliar o local juntamente com o(a) sindico(a), caso não exista um outro local, o médico então irá responder o oficio e o INSS irá agendar e visitará o local, se o INSS concordar, esse ficará afastado pelo INSS, podendo até ser transformado o auxilio em aposentadoria por invalidez.

Já tive caso em que o mesmo também não poderia pegar peso, então deslocamos para a portaria, onde foi orientado que não poderia pegar peso, e também ao abrir o portão mas com o braço esquerdo, isso porque o mesmo tinha problema no braço direito.

Se for aceito(retorno ao trabalho), então o INSS irá convocar o empregado, mencionará que durante xx dias esse irá trabalhar no local(determinado pela empresa com concordância do INSS), das xx hs à xx hs, sendo que o beneficio(salario) continuará a ser pago pelo INSS, cabendo a empresa fornecer o VT/VR caso necessite.
Após o prazo a empresa irá responder ao questionário se deu tudo certo ou precisa de mais tempo.
Concluido o processo o INSS irá fornecer uma Certidão mencionando que a partir desta data o mesmo passou a READAPTADO ZELADOR, ou seja, com essa certidão nem ele nem os demais poderão questionar salario, caso nessa nova atividade, tenha empregado com salario maior ou vice-versa., ok..

Shirley, primeiro passo e o médico do trabalho, ok..(ele vai te ajudar, eles tem já experiencia nessa área de readaptação pelo inss).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.