x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 235

Diferenciação salarial por função x CCT

Carlos Alberto da Silva

Carlos Alberto da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 26 junho 2018 | 11:59

Pessoal, bom dia!

Preciso de uma ajuda/orientação de vocês:

Uma empresa, cujo CNAE principal é comércio varejista de peças de veículos automotores, e que tem como um dos CNAE's secundários alinhamento e balanceamento de veículos, está contratando um funcionário para a função de "soldador tigre" e pedi para enquadrar o salário conforme o Sindicato. Acontece que na CCT (Sindicato dos Metalúrgicos) menciona somente o salário de ingresso.
Existe alguma diferenciação salarial nestes casos? Se existe, isto não deveria partir do empregador (verificar a média salarial do mercado)?

Obrigado!

Carlos A.

Carlos A.
CMMC CONTABILIDADE - Seu parceiro em MG
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 26 junho 2018 | 13:21

Carlos, boa tarde.
Se na empresa não tem ninguém com essa função "Soldador Tig", então a empresa precisa seguir no mínimo o piso salarial do sindicato da categoria, que no caso(acredito que não seja industria e sim um comercio) seria o Sindicato do Comercio Varejista e não do Sindicato dos Metalurgicos (que representa em sua maioria Industria), não e a função/cargo que define o sindicato e sim a atividade principal da empresa.
A empresa se quiser, pode pesquisar junto as empresas com a mesma atividade econômica e porte se há essa função para ter um parâmetro.
O salario de um soldador tig que trabalha em uma serralheria (comercio) e bem inferior a um soldador tig que trabalha em uma empresa metalurgica, isso por vários motivos, um deles e o porte da empresa, não podemos comparar uma serralheria (bairro) com uma empresa Automobilistica (grande empresa).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade