Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 907

Assalto x emissão de CAT x atendimento psicólogico

Visitante não registrado

há 7 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 11:01

Bom dia. Uma empresa foi assaltada. Uma funcionária ficou na mira do revólver do assaltante durante o ocorrido. Não foi machucada fisicamente. Porém como ela chora direto, devido o abalo emocional, foi encaminhada ao atendimento de um Psicólogo. Pergunto: como o assalto eu entendo que se equipara a acidente de trabalho, posso emitir a CAT com os dados do psicólogo? e caso ela tenha de se afastar por mais de 15 dias, o atestado do psicólogo vale para encaminhar perícia no INSS? Obrigado.

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 11:12

Paulo Roberto, bom dia!

A lei da Seguridade Social (L.8.212/91) é bem clara em seus Artigos 70, 42, 59 e 151 quando se refere a ATESTADOS MÉDICOS e PERÍCIAS MÉDICAS para obtenção de benefícios, portanto os profissionais de psicologia têm o poder de diagnosticar doenças mentais (específicas) e emitir atestados psicológicos, mas não laudos para fins periciais.

Caso ela tenha de se afastar por mais de 15 dias, precisará de um laudo de outra especialidade, clínico geral ou ainda psiquiatra.

Atenciosamente,
Nathália

Visitante não registrado

há 7 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 11:15

Olá Nathália...e sabe quanto à emissão da CAT? posso com os dados deste profissional? Obrigado.

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 11:18

Paulo, me desculpe em não ter respondido esse questionamento, pelo meu entendimento, sim, pode usar os dados dele, ele só não pode emitir laudo pericial para o INSS.

Atenciosamente,
Nathália

Visitante não registrado

há 7 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 11:19

Imagina Nathália....muito obrigado pela sua explicação..perfeita.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade