Aline Valentim
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Boa tarde!
Amigos, peço esclarecimento em uma questão que tem nos trazido muita dúvida na empresa: o recolhimento da Contribuição Assistencial ou Confederativa de nossos colaboradores.
Estamos localizados no interior de São Paulo e, aqui na cidade, o Sindicato dos Empregados do Comércio firmaram como norma que os empregados devem levar pessoalmente declaração de oposição, escrita de próprio punho, todo mês até a sede do sindicato. Julgamos abusiva a exigência, porém fomos informados de que cada sindicato tem suas próprias normas e regimentos. Também nos foi dito no mesmo sindicato que a Confederativa já não é mais vigente, sendo assim, o que está sendo cobrado dos empregados? Se há desconto de 2% mensal nos rendimentos.
Julgo arbitraria a exigência do deslocamento dos colaboradores ao sindicato todo mês, sendo muito claro se tratar de uma forma de dificultar e oprimir o empregado.
Espero que possam me auxiliar!
Obrigada.