x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 9.936

Rescisão Negativa

Glauco Gamero

Glauco Gamero

Bronze DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 13:45

Boa Tarde a Todos,

Precisava de uma informação, um cliente me ligou perguntando sobre a rescisão negativa. Isso sempre da discussão, na minha opinião, o funcionário não pode sair devendo para empresa, tem que no máximo zerar essa rescisão.
Agora o caso seguinte o funcionário em periodo de experiencia, pediu a conta saiu sem cumprir o aviso, e então saiu devendo. Num caso desse o correto é zerar mesmo essa recisão ou cobrar o funcionário?? E como legalmente isso iria entrar pa empresa?

Obrigado.

MARCOS DE OLIVEIRA

Marcos de Oliveira

Prata DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 13:51

Glauco.

Realmente acontece muito disso, mas o que resta a fazer é zerar a rescisão ou pagar pelo menos os dias trabalhados para evitar problema com o empregado, mas legalmente não tem essa obrigação.
T+

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 14:48

Glauco
Boa tarde

Em primeiro lugar se o empregado estava com contrato de experiência em vigor só poderá ser descontado a metade do período que faltava para o término do contrato, ou seja, se foi feito contrato de experiência por 30 dias e o funcionário trabalhou 15 dias, só poderá ser descontado 7,5 dias (que seria a metade do tempo que faltava para o término do contrato de experiência).
Voce não poderá descontar um mês de aviso-prévio, pois como eu expliquei acima de nenhum jeito dará 30 dias, a não ser que o contrato seja de 45 dias ou mais.
Assim sendo o desconto de aviso-prévio na experiência será a metade do tempo que resta para o final do contrato.
Se mesmo assim der negativa a rescisão procure zera-la.

Abraços

Glauco Gamero

Glauco Gamero

Bronze DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 15:06

Obrigado a Todos, tentei passar isso para meu cliente, mas não entendeu, pedi para ele ligar no MTE ou no Sindicato dele, para ele ver como faria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade