x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 926

Ferias proporcional e ferias coletivas

Vivitavares

Vivitavares

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 17:37

Boa tarde !

Gostaria de um Esclarecimento quem pode me ajudar !

a empresa onde trabalho disse que agora dia 01 de agosto iriam me dar minha férias pois foi quando completei um ano de registro.

só que meu patrão disse que não vai poder me dar mas minhas férias pois eu peguei ferias coletiva em dezembro e não tem um ano que peguei as ferias coletivas ,que pela lei tem que fazer um ano que peguei minhas ferias coletivas .obs : minhas ferias coletivas que peguei em dezembro foram descontado esses dias em folha então descontaram em meu holerite não devo mas nada dessas férias .Bom queria saber se isso procede se tem alguma coisa haver férias coletivas com férias proporcional ???
Obrigado

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 18:09

Vivianer Ribeiro da Silva

Art. 140 - Os empregados contratados há menos de 12 (doze) meses gozarão, na oportunidade, férias proporcionais, iniciando-se, então, novo período aquisitivo. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977

Você ainda não tinha o período completo, só poderia tirar por força de férias coletivas. Quantos dias você tirou? Esses dias você não recebeu o salário, correto, mas recebeu as férias acrescidas de 1/3?

Vivitavares

Vivitavares

há 6 anos Segunda-Feira | 30 julho 2018 | 15:14

Boa Tarde Gessica Por Responder .
a pessoa não tinha um ano de casa quando pegou as férias coletivas e ela recebeu da empresa 1/3 referente as esses dez dias, que foram descontado em folha esse 10 dias tbm .só que agora a pessoa fez um ano de casa e a empresa havia dito que iria dar as férias dela porem voltou atras falando que não poderia pois ela pegou 10 dias de ferias em dezembro que teria que esperar completa 1 ano que ela pegou as ferias coletivas pra poder pega as ferias dela proporcional .e disse tbm que pra funcionaria que eles havia dados essas ferias proporcional agora em junho que ela teria que devolver o dinheiro pra eles e que eles iriam rasgar o aviso de ferias dela pois não poderiam ter dado ferias agora pra ela .

Gisele Tavolone Silva

Gisele Tavolone Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 30 julho 2018 | 15:34

boa tarde Vivianer!
vc disse que estaria completando 1 ano de empresa, seu registro deve ter sido em julho/17... a cada mês trabalhado, vc tem o direito de 2,5 dias de férias. Se teve férias coletivas em dezembro, então vc poderia tirar no máximo 12,50 dias de férias (de agosto a dezembro - 2,50 * 5). Se eles te deram 10 dias e pagaram com 1/3 está tudo certo. A empresa está certa, pois como vc não tinha o período completo de férias, com a férias coletivas, encerra-se com o proporcional e abre-se novo período... por isso que eles dizem agora que vc ainda não tem direito... e realmente não tem!

Vivitavares

Vivitavares

há 6 anos Segunda-Feira | 30 julho 2018 | 15:41

Boa Tarde Gisele !

Então eles me pagaram 1/3 das férias e os dez dias que trabalhei foram descontado em folha em janeiro .sim foi registrado em julho /2017.
e mesmo eles ja me descontando esses 10 dias como descontaram eu nao tenho direito as minhas férias .

Gisele Tavolone Silva

Gisele Tavolone Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 31 julho 2018 | 10:23

Vivianer... desculpe... tá meio confuso... vc disse que teve férias coletivas, mas vc trabalhou?
Supondo que as férias coletivas foram de 02/01/18 a 11/01/18... 10 dias... mas vc recebeu em 27/12/17. Seu holerite de 12/17 deve ter sido normal.
Já o holerite de 01/2018, deve ser lançado separadamente os 10 dias de férias + 1/3, mais o saldo de dias trabalhados (20 dias) e demais eventos. Porém, como vc recebeu antecipado, desconta-se o valor liquido de férias recebido em 27/12/2017. Esse procedimento está correto.
E inicia-se novo período cf mencionei anteriormente.
Agora, se vc trabalhou não teriam porque terem feito as férias pra vc... se assim aconteceu, deveriam ter agido dessa forma que comentei e aí sim ter pago os 10 dias por fora - pois vc teria que ficar em casa descansando... mas essa situação é ilegal...

Vivitavares

Vivitavares

há 6 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 15:09

Boa Tarde Gisele !

Vamos Lá a funcionaria pegou do dia 28/12/2018 ao dia 08/01/2018 Certo que foram pagos em dezembro esses dias de férias + 1/3 .ai quando foi em fevereiro no holerit das funcionaria veio o desconto dos dias e +1/3 que foram descontado delas .queria saber se ate ai ta certo se a empresa poderia fazer isso mesmo pois ela pagou e depois desconto isso não entendi ? e uma funcionaria acabaram dando férias para ela agora em junho descontando novamente esses dias que fico em casa fazendo ela retorna dez dias antes do prazo .só que eles alegaram que não poderiam ter dado férias para ela pois quando deram a coletiva ela não tinha um ano de registro . e agora falaram que vai rasga o recibo de férias dela e que ela tem que devolver o dinheiro pra eles isso ta certo ???? espero que de pra entender

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

há 6 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 15:49

Vamos lá

ai quando foi em fevereiro no holerit da funcionaria veio o desconto dos dias e +1/3 que foram descontado delas .
No holerite deve ter vindo mera informação, pois o valor fooi pago em dezembro e em janeiro ele vem informando apensar justificando/informando. Então está certo, no mês de janeiro deve ter recebido de 09/01 a 30/01. OK, certo até ai?

só que eles alegaram que não poderiam ter dado férias para ela pois quando deram a coletiva ela não tinha um ano de registro .

O empregado só pode tirar férias antes do período por força de férias coletivas, já que nao teria como trabalhar se o estabelecimento está fechado né? Mas como não tinha o período completo, tira as férias, e no retorno seu período muda, passou de agosto a ser dezembro agora.

Art. 140 - Os empregados contratados há menos de 12 (doze) meses gozarão, na oportunidade, férias proporcionais, iniciando-se, então, novo período aquisitivo.

e agora falaram que vai rasga o recibo de férias dela e que ela tem que devolver o dinheiro pra eles isso ta certo ????

Não, as ferias coletivas deveriam mesmo ser pagas, não tem que devolver nada, a unica mudança foi o período.

Esperto ter ajudado.

Vivitavares

Vivitavares

há 6 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 16:23

Boa tarde Gisele !

Primeiramente Obrigado Por Me Responder .

Então não no holerit de fevereiro veio descontado os 10 dias que ela fico em casa de férias coletivas ela recebeu o pagamento - 10 dias .

Não, as ferias coletivas deveriam mesmo ser pagas, não tem que devolver nada, a unica mudança foi o período.
e isso foi referente as férias dela de um ano que eles alegaram que como ela pegou férias coletivas antes de ter 1 ano trabalhado alegaram esta errado ter dados esses 20 dias para ela em junho .que ai eles iriam rasga o recibo e que ela teria de que devolver o valor .

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

há 6 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 16:37

Vivianer

Então não no holerit de fevereiro veio descontado os 10 dias que ela fico em casa de férias coletivas ela recebeu o pagamento - 10 dias .
Sim, isso mesmo, até porque ela não trabalhou os 30 dias de janeiro, já que os 10 ela estava de férias (e recebeu por elas). Ela recebeu 20 dias em janeiro. Isso está certo ok?

e isso foi referente as férias dela de um ano que eles alegaram que como ela pegou férias coletivas antes de ter 1 ano trabalhado alegaram esta errado ter dados esses 20 dias para ela em junho .que ai eles iriam rasga o recibo e que ela teria de que devolver o valor .

Ahhhh bom, agora acho que entendi! Então afinal ela tirou 20 de férias em junho? Se tiver tirado está errado mesmo, não deveria.

Vivitavares

Vivitavares

há 6 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 16:41

gessica

A

hhhh bom, agora acho que entendi! Então afinal ela tirou 20 de férias em junho? Se tiver tirado está errado mesmo, não deveria.

isso mesmo mas agora eles falaram que iriam rasga o recibo e que ela teria que devolver o valor .sendo que ela fico em casa esses 20 dias e ja usou o dinheiro .

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

há 6 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2018 | 16:56

É um caso muito atípico, o empregador deveria ter assessoria melhor. Vc nao tem como devolver o montante pago, e nem "destirar" as férias, a unica solução que eu vejo é o empregador tratar isso como "antecipação de férias" do 2018, apesar de não poder ter tirado antes do período aquisitivo. Agora ele pode esperar fechar realmente a novo período em janeiro, ai ele da o restante dos 10 dias.
No caso, você teria direito de 30 dias em janeiro apenas, mas "adiantou" 20 dias agora em junho, então quando fechar o período em janeiro vai poder tirar 10 dias. Bom, essa é a unica forma que enxergo uma solução, caso algum colega tenha algo a acrescentar...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade