x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 462

Dependente 24 anos Universitária

Edilene Fernandes

Edilene Fernandes

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Geral
há 6 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2018 | 10:30

Bom dia!! Tenho uma dúvida em relação a dedução de IRRF na folha de pagamento. Uma funcionária com uma filha que completou 24 anos em 05/2018, porém é universitária, podemos considerar dedução no IRRF até o termino da faculdade que se dá em 12/2018? Fiquei na dúvida pois o E-Social excluiu a mesma aumentando o desconto de IRRF.
Se puderem me ajudar agradeço, liguei na IOB e obtive a informação que para declaração de IRRF posso deduzir as despesas com um filho universitário, porém não entra na dedução do irrf, me passaram a IN 1500/14 artigo 90 parágrafo 1º, mas a mesma não trás as informações me passada.
Agradeço desde já.

Edilene
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2018 | 10:48

Edilene Fernandes bom dia!

Vejamos;

Ao completar 24 anos logo é suspenso a condição de dependência conforme abaixo.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1500, DE 29 DE OUTUBRO DE 2014
(Publicado(a) no DOU de 30/10/2014, seção 1, página 57) IN

Art. 90. Podem ser considerados dependentes:
§ 1º As pessoas elencadas nos incisos III e V do caput podem ser consideradas dependentes quando maiores até 24 (vinte e quatro) anos de idade, se estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de 2º (segundo) grau.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2018 | 11:33

Edilene Fernandes,

Até os 24 anos.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade