Valéria Onorato
Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos HumanosPessoal,
Como funciona a retirada de pró labore?
Eu só coloco ele como demitido ou preciso gerar algo?
Sei que não tem os mesmos direitos de empregado, mas o mesmo tem algum direito?
respostas 10
acessos 1.541
Valéria Onorato
Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos HumanosPessoal,
Como funciona a retirada de pró labore?
Eu só coloco ele como demitido ou preciso gerar algo?
Sei que não tem os mesmos direitos de empregado, mas o mesmo tem algum direito?
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Valéria Onorato bom dia!
Basta fazer a rescisão no ultimo dia do mês, ele receberá seu pró- labore normal sem qualquer outra vantagem e finalizará as retiradas com a rescisão.
Valéria Onorato
Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos Humanos Fredson Lopes
Achei que o pro labore não recebia o valor que consta na folha e que servia apenas de base para recolhimento do INSS. Mas não funciona dessa forma?
Mas caso o pro labore queira ser retirado com urgência, o que é o correto fazer?
Fredson Lopes
Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a) Valéria Onorato ,
O Pró - Labore é o salário pelo serviço prestado na empresa pelo sócio, logo se ele todo mês trabalha e a empresa esta faturando ele pode fazer a retirada de pró - labore, no caso de antecipação existe a distribuição de lucros, veja se esta opção se adequa a sua realidade.
Valéria Onorato
Caso o pró-labore queira se desligar antes do último dia do mês, o que eu faço para ser pago o valor proporcional?
Gero a rescisão? Qual código?
E como é repassado o valor que o pró-labore tem que receber, se não tem TRCT.
Fredson Lopes
A rescisão é apenas no seu sistema para o contribuinte sair da modalidade ativo e deixar de aparecer em sua folha, de fato não há trct nem qualquer outro tipo de documento, se o motivo dele deixa de receber o pró - labore é saída do contrato social você deve observas tal data, quanto o pagamento do pró - labore quando este foi firmado ou por previsão em contrato social foi estipulado as regras, e com isso deve-se prever se no fim desta retirada o contribuinte fará jus ao proporcional ou a sua totalidade, é comum se finalizar no ultimo dia do mês e o recebimento ser total.
Valéria Onorato
Então, tem que ser retirado do contrato social e a partir da data que lá consta, é a data que vou retirar o mesmo da folha. Certo?
Obrigatoriamente ele tem que ser retirado do contrato social também?
Ou pode ser retirado somente da folha de pagamento?
Fredson Lopes
deixar de retirar pro - labore necessariamente não quer dizer que o sócio tenha que sair da sociedade mas, se ele esta realmente saindo da sociedade ai sim é um motivo a observar e fazer a rescisão sim.
Valéria Onorato
O correto então, seria gerar uma rescisão com último dia do mês de agosto para ser recolhido o total de INSS e pago os valores ref. ao mês no fechamento da folha e na folha de Setembro o pró-labore não constaria mais.
Essa forma é a mais comum?
Fredson Lopes
Isso!
Vale ressaltar que o sócio é um contribuinte obrigatório, caso ele tenha outra forma de contribuição ótimo.
Valéria Onorato
muuito obrigada pelas informações!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade