x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.421

Aviso prévio + exame demissional.

Tatiane Aguiar pereira

Tatiane Aguiar Pereira

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 20:17

Boa noite!
Estou cumprindo aviso e, por sugestão do meu chefe, vou trabalhar 23 dias. Meu aviso começou dia 31/08, acaba dia 30/09 E no dia 26/09 Vou fazer uma cirurgia e meu chefe está ciente. Minha dúvida é: o demissional deve ser feito no final do aviso (30/09) ou no último dia trabalhado?
Meu chefe pediu pra eu trabalhar 23 dias pra, na teoria, me pagar antes de eu operar e não atrasar minha rescisão, sendo que tenho que usar o plano de saúde da empresa, e tenho ainda que homologar, pois tenho 5 anos de registro.

Desde já agradeço a ajuda.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Domingo | 16 setembro 2018 | 07:33

Tatiane, bom dia.
Você menciona que irá fazer uma cirurgia, acredito que o médico do trabalho não irá conceder o ASO (atestado saúde ocupacional) .
Com relação a sua pergunta, faria no ultimo dia de trabalho, mas depende da empresa com relação a vaga.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2018 | 10:38

Tatiane Aguiar Pereira

1° Quem escolhe sobre a redução da jornada é o funcionário desligado e não a empresa;

2° Não faz diferença essa opção da redução, o prazo do pagamento da rescisão é o mesmo, 10 dias corridos após o término do aviso.

3° Esse atestado será de quantos dias, vc tem ideia?

4° Não precisa mais homologar rescisão no sindicato, a não ser que a empresa queira.

5° A homologação, sendo na empresa ou mesmo direto no sindicato, deve ser feita APÓS o término do contrato, então, mesmo que vc trabalhe só 23 dias, seu aviso é de 30 dias, devendo ocorrer a homologação após o final dos 30 dias do aviso.

6° Vc pode fazer o exame demissional até a data da homologação.

Pelo seu relato, a empresa quer resolver tudo antes da sua cirurgia....achando que assim estaria isenta de qlq responsabilidade, oq não acontecerá.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Tatiane Aguiar pereira

Tatiane Aguiar Pereira

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2018 | 13:03

Obrigada Karina!

O atestado deverá ser de 15 ou mais dias.
Minha dúvida maior é com relação a fazer o ASO antes de fazer a cirurgia, o médico atestar que estou bem e haver alguma complicação, já que a cirurgia será feita dentro do meu período de aviso.
Sim, a empresa parece querer se isentar, mas ainda tem uma outra questão: o meu sindicato garante estabilidade de 90 após o término de uma licença médica.
Meu medo é ficar desamparada enquanto me recupero.
Mais uma vez obrigada

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2018 | 14:04

Tatiane Aguiar Pereira

Hum....agora ficou ainda mais claro a intenção da empresa.

Sugiro que vc ligue no sindicato e peça orientação por lá....se não conseguir retorno, na homologação vc pode mencionar a situação.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade